Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após vitória de Netanyahu, Obama diz que irá 'reavaliar' apoio a Israel

Presidente norte-americano avisou premiê por telefone

Internacional|Ansa

Após a demora para parabenizar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por sua vitória eleitoral, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que irá "reavaliar" a posição do país em relação ao governo israelense.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, após ligar para Netanyahu nesta quinta-feira (19), o mandatário disse ao premier que "ele se distanciou dos compromissos assumidos previamente por Israel por uma solução de dois Estados".

Israel aprova 243 novas casas em assentamento de Jerusalém Oriental

A mudança de postura do governo norte-americano ocorreu porque o líder israelense havia afirmado, um dia antes das eleições locais, que enquanto governasse o país não haveria a criação de um Estado Palestino.

Publicidade

Ainda ontem, Netanyahu tentou reverter seu discurso, dizendo que não havia mudado sua política, mas que "a realidade mudou".

Para Israel, o não reconhecimento da Autoridade Nacional Palestina ao Estado judeu e a sua ligação com o grupo Hamas, fazem com que não haja a possibilidade um "Estado Palestino desmilitarizado", disse o primeiro-ministro à MSNBC.

Publicidade

As relações entre os dois líderes estão no nível mais baixo desde que Obama assumiu o poder e a atual atitude de Netanyahu não ajuda em nada na melhora das conversas.

Atualmente, os EUA exercem uma proteção aos israelenses na ONU (Organização das Nações Unidas), onde impedem que as moções dos palestinos sejam aprovadas em assembleia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.