Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Arábia Saudita aprova acordo nuclear com Irã após reunião com Obama, diz chanceler

Internacional|

WASHINGTON (Reuters) - A Arábia Saudita está satisfeita com as garantias dadas pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o acordo nuclear com o Irã e acredita que o entendimento vai contribuir para a segurança e a estabilidade do Oriente Médio, disse o ministro das Relações Exteriores saudita nesta sexta-feira.

Ao falar após uma reunião na Casa Branca entre Obama e o rei saudita Salman, o chanceler Adel al-Jubeir disse que presidente norte-americano assegurou ao monarca que o acordo impede que o Irã consiga uma arma nuclear, prevendo para isso inspeções de instalações militares e locais suspeitos e o retorno imediato das sanções caso os iranianos violem os termos do entendimento.

O Irã e outras seis potências mundiais, incluindo os EUA, negociaram um acordo em julho que retira as sanções econômicas contra o país em troca de limitações ao seu programa nuclear.

"O Reino da Arábia Saudita ficou satisfeito com essas garantias após ter passado os últimos dois meses consultando nossos aliados", disse Al-Jubeir. "Acreditamos que esse acordo vai contribuir para a segurança e estabilidade de nossa região."

Publicidade

A Arábia Saudita espera que os iranianos usem qualquer renda adicional decorrente da retirada das sanções para financiar o desenvolvimento interno, em vez de engajar os recursos em atividades perversas, disse Al-Jubeir.

Arábia Saudita e Irã se opõem em uma série de questões regionais, incluindo os conflitos na Síria e no Iêmen.

Publicidade

Obama e Salman também conversaram sobre a ameaça do Estado Islâmico no Iraque e na Síria e a situação política nesses países, acrescentou Al-Jubeir.

(Reportagem de Yeganeh Torbati)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.