Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Arábia Saudita convoca embaixador no Irã por declarações "hostis" sobre execuções

Execução de religioso xiita pelo governo saudita, que é sunita, coloca tensão no Oriente Médio

Internacional|

Manifestantes oposicionistas realizam protesto em Daih, no Bahrain, contra a execução do clérigo xiita, Sheikh Nimr al-Nimr
Manifestantes oposicionistas realizam protesto em Daih, no Bahrain, contra a execução do clérigo xiita, Sheikh Nimr al-Nimr Manifestantes oposicionistas realizam protesto em Daih, no Bahrain, contra a execução do clérigo xiita, Sheikh Nimr al-Nimr

A Arábia Saudita convocou neste sábado (2) o embaixador iraniano em Riad e fez um forte protesto contra declarações "hostis" do Irã sobre execuções feitas pelos sauditas. A informação é da agência de notícias estatal SPA.

A Arábia Saudita executou neste sábado (2) 47 pessoas por suspeitas de "terrorismo".

Entre os executados estavam membros da Al Qaeda, mas também havia quatro muçulmanos xiitas que fazem oposição à realeza saudita, de orientação sunita.

Entre os oposicionistas estava o clérigo Nimr al-Nimr, conhecido por verbalizar o sentimento da minoria xiita na Arábia Saudita, que se sente marginalizada e discriminada, e foi crítico persistente da família real saudita.

Publicidade

A chancelaria iraniana, o mais forte governo xiita da região, disse que o reino saudita pagará um alto preço pela ação e convocou o encarregado de negócios saudita em Teerã como protesto.

Em resposta, a Arábia Saudita expressou "sua rejeição completa pelas demonstrações hostis que consideram uma intervenção flagrante nos assuntos do reino", disse SPA.

Publicidade

União Europeia alerta para "consequências perigosas"

A chefe de política externa da União Europeia advertiu que a execução do proeminente clérigo xiita na Arábia Saudita cria "consequências perigosas" por inflamar ainda mais as tensões sectárias na região.

Publicidade

Reiterando a oposição do bloco europeu à pena de morte e a execuções em massa, Federica Mogherini disse que o caso de Nimr levantou sérias preocupações sobre a liberdade de expressão e o respeito aos direitos civis e políticos básicos na Arábia Saudita.

"Este caso tem o potencial de inflamar ainda mais as tensões sectárias que já trazem tanto dano a toda a região, com conseqüências perigosas", disse ela, instando as autoridades sauditas para promover a reconciliação entre as diferentes comunidades do país.

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.