Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Arábia Saudita e aliados lançam ataques aéreos contra combatentes rebeldes no Iêmen

Aviões de guerra bombardearam o aeroporto principal e a base aérea próxima da capital Sanaa

Internacional|

Aviões de guerra da Arábia Saudita e de aliados árabes atacaram nesta quinta-feira (26) rebeldes muçulmanos xiitas que lutam para derrubar o presidente do Iêmen, numa aposta do maior exportador de petróleo do mundo para verificar a influência iraniana no país sem ter o apoio militar direto dos Estados Unidos.

O Irã, rival da Arábia Saudita, denunciou o ataque à milícia Houthi, que o governo iraniano apoia, e deixou claro que a criação de uma coalizão sunita contra os inimigos xiitas vai complicar os esforços para acabar com um conflito que pode inflamar animosidades sectárias que alimentam as guerras em todo o Oriente Médio.

Bombardeio saudita contra bairro da capital do Iêmen deixa 13 civis mortos

Chanceler do Iêmen pede por intervenção militar de países do Golfo Pérsico

Publicidade

Aviões de guerra bombardearam o aeroporto principal e a base aérea próxima de al-Dulaimi na capital Sanaa, disseram moradores, em uma aparente tentativa de enfraquecer o poder aéreo dos houthis e sua capacidade de disparar mísseis.

Uma testemunha da Reuters na capital disse que quatro ou cinco casas próximas ao aeroporto de Sanaa tinham sido danificadas. Equipes de resgate colocaram o número de mortos nos ataques aéreos em 13, incluindo um médico que tinha sido retirados dos escombros de uma clínica danificada.

A crise no Iêmen corre o risco de se transformar em uma grande guerra, com o Irã apoiando os houthis e monarquias muçulmanas sunitas do Golfo Pérsico apoiando o presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi e seus apoiadores sunitas do sul do Iêmen.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.