Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Argentinos protestam contra a reeleição de Cristina Kirchner

Manifestações ocorreram ao longo do dia em todo país e em outros lugares do mundo

Internacional|

Opositores do governo ocuparam as ruas de Buenos Aires nesta quinta-feira (8)
Opositores do governo ocuparam as ruas de Buenos Aires nesta quinta-feira (8) Opositores do governo ocuparam as ruas de Buenos Aires nesta quinta-feira (8)

Milhares de argentinos, convocados pelas redes sociais, saíram às ruas de Buenos Aires nesta quinta-feira (8) para um "panelaço" contra a insegurança, a proibição da compra de dólares e a reeleição para um terceiro mandato da presidente Cristina Kirchner.

"Salvem a República!" - dizia um grande cartaz à frente da passeata que percorreu a avenida Santa Fé, na residencial zona norte, em direção ao tradicional Obelisco, epicentro do protesto.

"Sim a democracia, não a re-reeleição" - era o lema principal do protesto, que reuniu milhares de pessoas na capital argentina.

Leia mais notícias internacionais

Publicidade

A multidão, salpicada de bandeiras azuis e brancas (as cores da Argentina), ocupou o Obelisco sob um grande cartaz com a frase "Chega de matar", em alusão a crescente violência criminal no país.

Balões azuis e brancos traziam o pedido de "Justiça independente" flutuando sobre a multidão, que interrompeu o trânsito na Avenida Corrientes, no centro de Buenos Aires.

Publicidade

O protesto foi acompanhado por argentinos que vivem em Nova York, Washington, Paris, Roma, Madri, Toronto e Miami.

Em Londres, cerca de 150 argentinos repetiram o "panelaço" diante da embaixada da Argentina.

Publicidade

"Quero voltar, mas como a situação está agora não é possível. Está muito complicado para todos", disse à AFP Micaela, uma jovem de 29 anos que mora há três na capital britânica, onde trabalha com pesquisa de mercado.

"O mais preocupante para mim é a insegurança e a falta de liberdade. Já não há liberdade de expressão (...) e não se pode trocar dólares, as pessoas não podem poupar em dólares. Isto é uma vergonha, com um país cheio de recursos, não há explicação".

Kirchner chegou ao poder em 2007 e em 2011 foi reeleita para um segundo mandato, que concluirá em 2015. A Constituição argentina não permite uma segunda reeleição, mas setores do governo já falam em uma reforma ao estilo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, o que é rejeitado por mais de 80% da população, segundo pesquisas.

Mas a principal preocupação dos argentinos é a violência crônica, traduzida em assaltos, e a inflação, ainda segundo as pesquisas.

As eleições para a renovação da metade da Câmara dos Deputados e de um terço do Senado estão previstas para outubro de 2013, e segundo os analistas, dificilmente Kirchner obterá uma vitória capaz de lhe assegurar os dois terços do Congresso necessários para reformar a Constituição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.