• Twitter Created with Sketch.

Assange processa os Estados Unidos por espionagem na Alemanha

Ativista afirma que um ex-marine o vigiou durante um testemunho em um processo de Manning

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, abriu um processo na Alemanha contra um soldado americano que o espionou durante uma conferência dada em Berlim, em 2009, informou nesta quarta-feira (4) uma fonte judicial.

"A queixa foi registrada ontem à tarde", declarou a Promotoria Federal situada em Karlsruhe (oeste), em um comunicado lacônico que confirma as informações da cadeia de televisão pública NDR e do jornal Süddeutsche Zeitung.

Assange afirma que um ex-marine, então baseado em Stuttgart, identificado na imprensa com o nome de Matthew H., confessou tê-lo espionado durante um testemunho em um processo contra Bradley Manning, condenado em agosto a 35 anos de prisão por ter entregue ao WikiLeaks milhares de documentos confidenciais.

Advogado compara senador boliviano que fugiu para Brasil a Snowden e Assange

Partido WikiLeaks racha na Austrália; Assange admite culpa

Este marine também teria vigiado Assange durante um Chaos Computer Club 2009, uma grande reunião de hackers, assim como o cofundador alemão do WikiLeaks, Daniel Domscheid-Berg, e o francês Jeremie Zimmermann, que milita pela defesa dos direitos humanos e a liberdade na internet.

Em seu processo, Assange afirma que foi alvo de atividades de espionagem estrangeira em território alemão, o que é ilegal.

Assange está refugiado desde junho de 2012 na embaixada do Equador em Londres para escapar de uma extradição para a Suécia, onde deve responder por supostas acusações de agressão sexual.

Ele teme ser extraditado para os Estados Unidos, cujo governo está furioso com o vazamento de documentos secretos passado a Assange por Bradley Manning.

Soldado americano é condenado a 35 anos de prisão por vazamentos ao Wikileaks

Soldado dos EUA envolvido com WikiLeaks quer viver como mulher

 

  • Espalhe por aí:
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log
Access log