Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ataque rebelde mata cinco soldados no sul da Tailândia

Patrulha foi atingida por um explosivo escondido em um veículo estacionado na beira de uma estrada na província de Yala

Internacional|

Cinco soldados morreram e outro ficou ferido após um ataque de rebeldes contra uma patrulha no sul da Tailândia
Cinco soldados morreram e outro ficou ferido após um ataque de rebeldes contra uma patrulha no sul da Tailândia Cinco soldados morreram e outro ficou ferido após um ataque de rebeldes contra uma patrulha no sul da Tailândia

Cinco soldados morreram e outro ficou ferido neste domingo (10) após um ataque de rebeldes contra uma patrulha no sul da Tailândia, região onde mais de 5.300 pessoas morreram desde que o movimento separatista islâmico retomou a luta armada, em 2004.

Fontes policiais citadas pela emissora tailandesa "MCOT" assinalaram que os rebeldes atingiram a patrulha com um explosivo escondido em um veículo estacionado na beira de uma estrada na província de Yala. Em meio à confusão originada pela explosão, pelo menos dez rebeldes disfarçados de agentes abriram fogo contra o grupo emboscado.

Os corpos de segurança acreditam que o ataque foi comandado por Abdulrorhing Dahisor e Abdulrormae Jeteh, dois comandantes rebeldes muito ativos em Yala e Pattani. Os atentados com armas leves, explosivos e assassinatos nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala se repetem quase diariamente, apesar do desdobramento de 40 mil efetivos das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre essas três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.