Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ataques aéreos sírios matam 82 após mísseis disparados por rebeldes

Dezoito crianças e 11 combatentes estão entre os mortos 

Internacional|

Ataques da Força Aérea síria mataram 82 pessoas em um distrito controlado pela oposição nos arredores de Damasco, após ataques dos rebeldes com mísseis que atingiram o centro da capital Síria, sob domínio do governo, disse um grupo de monitoramento nesta sexta-feira (6).

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que monitora a violência na Síria, disse que a Força Aérea conduziu 60 ataques no distrito de Ghouta Oriental na quinta e nesta sexta. Dezoito crianças e 11 combatentes estão entre os mortos, segundo o grupo.

Ataques aéreos com alto número de mortos não são incomuns, mas o Observatório disse que a mais recente ofensiva seria uma resposta aos ataques com mísseis de insurgentes do Exército Islâmico na quinta-feira, que mataram 10 pessoas em Damasco.

Veja a cobertura completa da guerra civil na Síria

Publicidade

A agência de notícias estatal síria Sana disse nesta sexta-feira que o Exército havia "eliminado dezenas de terroristas, a maioria deles da organização chamada 'Exército Islâmico' nos vilarejos de Ghouta Oriental, na zona rural de Damasco".

Uma mensagem publicada na quinta numa conta de Twitter supostamente pertencente ao chefe do Exército Islâmico, Zahran Alloush, disse que o ataque com mísseis era um pouco do que os militares sírios fizeram com Ghouta Oriental. Alloush descreveu Damasco como "zona militar" e disse que seu grupo responderia qualquer ataque aéreo.

Publicidade

O Exército Islâmico foi formado pela fusão de duas facções rebeldes em 2013, e recebeu o apoio da Arábia Saudita.

A ONU afirma que 200.000 pessoas foram mortas desde 2011 na guerra civil da Síria, que começou com protestos pacíficos contra o presidente Bashar al-Assad. As manifestações se tornaram um levante armado depois que as forças de Assad reprimiram com violência os manifestantes.

(Reportagem de Oliver Holmes)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.