Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ativistas ambientais colam mãos em obra famosa de Andy Warhol na Austrália

Manifestantes protestaram contra o consumo de combustíveis fósseis; trabalho do artista não foi danificado

Internacional|

Ativistas colaram suas mãos numa das obras mais famosas de Andy Warhol
Ativistas colaram suas mãos numa das obras mais famosas de Andy Warhol Ativistas colaram suas mãos numa das obras mais famosas de Andy Warhol

Ativistas ambientais colaram suas mãos sobre as proteções transparentes de uma das mais famosas obras de Andy Warhol, a arte Campbell's Soup. O quadro não foi danificado, informou a Galeria Nacional da Austrália, em Canberra, que expõe o trabalho do artista.

O protesto, realizado por um grupo chamado "Stop Fossil Fuel Subsidies Australia" (Parem com os subsídios aos combustíveis fósseis na Austrália), ocorre depois de uma série de ações semelhantes com conhecidas obras de arte em todo o mundo.

As ativistas também pintaram as camadas protetoras das diferentes telas que compõem a obra. Esses vidros foram rapidamente removidos para serem limpos.

O museu relatou essa "manifestação" em um comunicado e enfatizou que ela ocorre "após incidentes semelhantes aqui e no exterior".

Publicidade

A obra afetada é uma variação da famosa Campbell's Soup que Warhol fez pela primeira vez entre 1961 e 1962 e que se tornou um dos símbolos mais reconhecidos do movimento da pop art americana.

Os ativistas alegaram que escolheram esse trabalho para apontar o "perigo do capitalismo".

Publicidade

"Andy Warhol ilustrou o consumismo desenfreado nessas séries icônicas. Agora temos um capitalismo desenfreado", disseram eles em um comunicado.

Outros ativistas ambientais recentemente colaram as mãos na moldura de duas pinturas emblemáticas de Goya em Madri, jogaram sopa nos Girassóis de Van Gogh em Londres e passaram purê em uma obra de Claude Monet na Alemanha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.