Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ativistas denunciam ataques químicos em duas cidades na Síria

Fontes médicas afirmaram que na sexta-feira (11) chegaram vários casos de asfixia e intoxicação

Internacional|

Em 2013, o governo sírio foi acusado de utilizar armas químicas em um ataque contra um subúrbio de Damasco
Em 2013, o governo sírio foi acusado de utilizar armas químicas em um ataque contra um subúrbio de Damasco Em 2013, o governo sírio foi acusado de utilizar armas químicas em um ataque contra um subúrbio de Damasco

Ativistas sírios denunciaram neste sábado (12) dois ataques que teriam sido realizado com armas químicas pelo regime de Bashar al Assad em Harasta, na periferia de Damasco, e em Kafr Zita, na província central de Hama.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos citou fontes médicas do hospital de Kafr Zita, que afirmaram que desde ontem chegaram vários casos de asfixia e intoxicação após um bombardeio da aviação do governo. Segundo as fontes, uma espessa nuvem de fumaça se expandiu pela cidade após o ataque aéreo.

Fotos retratam o cotidiano de sofrimento vivido por refugiados sírios nas fronteiras do país

Com 1 milhão de sírios, refugiados no Líbano já são quase 1/4 da população

Publicidade

A ONG acrescentou que em Harasta várias pessoas também tiveram sintomas de asfixia após outro bombardeio semelhante das forças do regime.

Ativistas locais disseram ao Observatório que os soldados do governo empregaram um gás tóxico nesse bombardeio.

Publicidade

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança política opositora, disse em comunicado que foi usado um gás tóxico com uma alta concentração de pesticidas no ataque de Harasta, e afirmou queele causou a morte de um número indeterminado de civis.

No último dia 9, o presidente da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), Ahmed Üzümcü, anunciou que em "maio ou junho" a Síria poderá ser declarada um país livre de armas químicas, faltando para isso algumas "verificações" e os últimos envios de material.

Publicidade

Em setembro o regime sírio aceitou destruir seu arsenal químico após um acordo com EUA e Rússia que evitou uma intervenção militar americana na Síria após um bombardeio com armas químicas feito em agosto em um subúrbio de Damasco.

Washington acusou o regime de Damasco de estar por trás deste ataque, o que foi negado pelas autoridades sírias. Uma missão conjunta da ONU e da OPAQ é responsável por tirar as armas químicas do país para sua destruição no mar. 

OPAQ afirma ter inspecionado metade das instalações do arsenal químico sírio

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.