Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Auditoria das eleições venezuelanas é finalizada com "erro zero", informa órgão eleitoral

Oposição decidiu não participar da auditoria alegando que o documento das supostas falhas não seria analisado

Internacional|

Capriles (esq.) foi derrotado por Maduro (dir.) em 14 de abril por apenas 225 mil votos
Capriles (esq.) foi derrotado por Maduro (dir.) em 14 de abril por apenas 225 mil votos Capriles (esq.) foi derrotado por Maduro (dir.) em 14 de abril por apenas 225 mil votos

A auditoria das últimas eleições presidenciais da Venezuela, realizada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), foi encerrada nesta sexta-feira (7) com "erro zero", informou a imprensa oficial.

"O processo de verificação foi encerrada com um resultado equivalente a "erro zero", com uma coincidência de até 99,98% dos comprovantes revisados", afirmou a estatal Agência Venezuelana de Notícias (AVN).

"Este dado indica que a soma dos comprovantes de voto contrastados com as atas de apuração coincidiram em 99,98%", completou a fonte.

O processo de revisão das eleições foi iniciado no último dia 6 de maio em três ciclos de dez dias cada um, sendo que o último foi finalizado na sexta-feira.

Publicidade

Neste sábado (8), as autoridades do CNE deverão apresentar um relatório para explicar os resultados.

A auditoria foi solicitada pelo líder da oposição e ex-candidato à presidência Henrique Capriles, que não aceitou o resultado eleitoral que deu como ganhador o governista Nicolás Maduro por uma pequena vantagem de 1,49% (225 mil votos).

Publicidade

No entanto, Capriles e a aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) decidiram não participar da revisão ao assinalar que a auditoria não analisa todos os elementos do processo de eleição, como os cadernos de votação, onde o ex-candidato diz que estão as irregularidades que sustentam a suposta fraude eleitoral.

Desta forma, Capriles e a MUD decidiram impugnar as eleições perante o Supremo, mas, após mais de um mês de espera, ainda não obtiveram uma resposta por parte da instituição, que não se manifestou sobre se aceita ou não a execução do recurso.

Publicidade

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.