Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autoridades de Defesa da Rússia e Ucrânia estão em contato, diz ONU

Internacional|

NAÇÕES UNIDAS, 20 Mar (Reuters) - Autoridades de Defesa da Rússia e da Ucrânia fizeram contato em um esforço para reduzir um potencial confronto armado na Crimeia, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira, indicando um movimento para aplacar o pior conflito Leste-Oeste desde o fim da Guerra Fria.

"O secretário-geral se sentiu encorajado ao ver, como vimos hoje, uma situação no nível de trabalho, se assim posso chamar, entre altas autoridades da defesa para acalmar alguns dos pontos críticos que vimos na Crimeia", disse o porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em uma declaração por teleconferência a repórteres de Moscou.

O porta-voz Stephane Dujarric disse a jornalistas em Nova York que Ban se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir a situação e disse que a mensagem para serenar os ânimos e o esforço para encontrar uma solução diplomática foram "bem-recebidos" pelas autoridades russas com as quais Ban se reuniu em Moscou.

Ban encontrou Putin enquanto a Câmara Baixa do Parlamento russo aprovava um tratado que o presidente assinou na terça-feira para integrar a região ucraniana da Crimeia na Rússia.

Publicidade

Os militares russos disseram nesta quinta-feira que o ministro da Defesa ucraniano, Ihor Tenyukh, tinha telefonado para o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, na quarta-feira e que "as discussões sobre... a situação de crise na Ucrânia e medidas para acalmar a situação na península da Crimeia continuam".

O governo russo disse que iria aumentar a sua presença militar na Crimeia para proteger a região de ameaças externas, segundo a agência estatal de notícias russa Itar-Tass.

(Reportagem de Daniel Bases)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.