Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autoridades iranianas cancelam visita de Eurodeputados

A visita de uma delegação de cinco Eurodeputados a Teerã foi cancelada

Internacional|

A visita de uma delegação de cinco Eurodeputados a Teerã foi cancelada neste sábado (27) depois da rejeição das autoridades iranianas a autorizar um encontro com os dois vencedores do prêmio Sakharov 2012, o cineasta Jafar Panahi e a advogada Nasrin Sotudeh.

"Os cinco Eurodeputados estavam perto de iniciar o voo a Teerã quando o chefe da delegação recebeu um telefonema do embaixador iraniano na União Europeia, no qual anunciava que não tinham autorização para se reunir com os vencedores do prêmio Sakharov", disse uma fonte do Parlamento Europeu em Bruxelas.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, indicou na sexta-feira (26) que a delegação tentaria se reunir com os vencedores do prêmio Sakharov. Se fosse impedida, "voltaria imediatamente", afirmou.

Primeiras-damas: elas roubaram a cena ao lado do homem mais poderoso do mundo

Publicidade

Cinco deputados, de esquerda ou ecologistas, previam visitar oficialmente o Irã de 27 de outubro a 2 de novembro no âmbito de intercâmbios com o Parlamento iraniano.

Esta visita deveria começar 24 horas após a concessão, pelo Parlamento Europeu, do prêmio Sakharov ao cineasta Jafar Panahi e à advogada Nasrin Sotudeh, condenados a longas penas em seu país.

O prêmio Sakharov para a liberdade de consciência recompensa todos os anos um defensor dos direitos humanos e da democracia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.