Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autoridades italianas resgatam mais de 2.100 imigrantes vindos da África

Grande parte dos viajantes partiu da Líbia, segundo a imprensa local

Internacional|

Marinha, Guarda Costeira e Guarda de Finanças participaram da abordagem
Marinha, Guarda Costeira e Guarda de Finanças participaram da abordagem Marinha, Guarda Costeira e Guarda de Finanças participaram da abordagem

As autoridades italianas resgataram neste domingo (15) cerca de 2.100 imigrantes que tentavam entrar pela costa sul do país vindas do norte da África, segundo a imprensa local. Os serviços da Marinha, da Guarda Costeira e da Guarda de Finanças dizem que elas viajavam em dez embarcações, embora o número ainda não tenha sido confirmado oficialmente.

Em uma das operações de resgate dos imigrantes ocorreu um grave incidente. Um barco mais rápido com quatro homens armados se aproximou de uma das equipes de socorro da Guarda Costeira e rendeu os marinheiros, acrescentou em comunicado o ministro italiano de Infraestrutura e Transportes, Maurizio Lupi.

— Na tragédia dos imigrantes e da ação de socorro de nossa Guarda Costeira hoje ocorreu um fato alarmante, que dá mostras sobre o horrendo tráfico de mulheres, homens e crianças no Mediterrâneo. Pela tarde, enquanto a tripulação de um barco da Guarda Costeira resgatava imigrantes de uma barcaça próxima à costa da Líbia se aproximou um outro barco mais rápido com quatro pessoas a bordo armadas com kalashnikov, que ameaçaram os marinheiros italianos para recuperar a embarcação vazia e levá-la para ser reutilizada.

De acordo com a imprensa local, apesar da ausência de uma confirmação oficial das autoridades italianas, todas as pessoas que viajavam nas embarcações procedentes da Líbia foram resgatadas. Um total de 520 pessoas foi socorrido pelo navio "Orione" da Marinha, 186 pelo navio mercante "Sestri Star", 89 pelo "Gaz Concorde", 269 pelo "Superlady" e outras 50 pelo rebocador "Asso 30".

Publicidade

Leia mais notícias de Internacional no Portal R7

Além disso, outras 900 pessoas teriam sido resgatadas por outros meios do serviço de guarda costeira e de patrulhas da Guarda de Finanças, embora não existam informações oficiais nem dos números nem de onde as pessoas foram levadas. No sábado, foram localizadas seis embarcações similares com mais de seiscentas pessoas a bordo.

Publicidade

As primeiras 390 pessoas resgatadas pela Guarda Costeira, entre elas algumas mulheres grávidas, devem chegar ao Porto de Empedocle ainda hoje. Outras 184 pessoas, segundo a imprensa italiana, foram transportadas por uma embarcação islandesa pertencente ao Triton, serviço europeu de vigilância do litoral do Mediterrâneo. Na operação de resgate das embarcações encontradas ontem próximas à costa da Líbia participaram também alguns navios mercantes que estavam na região.

O primeiro-ministro de Malta, Jospeh Musca, escreveu no Twitter que as forças armadas do país colaboraram com as italianas "em uma grande operação conjunta de salvamento de imigrantes". Durante as últimas horas, segundo a imprensa italiana, desembarcaram no porto de Pozzallo, na região da Sicília, 280 pessoas resgatadas ao sul da ilha quando tentavam chegar ao litoral da Itália.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.