Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Balanço de mortos no terremoto no Haiti sobe para 1.941

Governo haitiano avalia que o tremor do último sábado deixou cerca de 9,9 mil feridos e destruiu até 60 mil imóveis 

Internacional|

Pessoas vasculham destroços de casas destruídas pelo terremoto em Camp Perrin
Pessoas vasculham destroços de casas destruídas pelo terremoto em Camp Perrin Pessoas vasculham destroços de casas destruídas pelo terremoto em Camp Perrin

O número de mortos no terremoto de magnitude 7.2 que sacudiu o sudoeste do Haiti durante o fim de semana aumentou a 1.941 e o número de feridos a mais de 9.900, informou nesta terça-feira (17) a agência de Proteção Civil do país caribenho.

Leia também: Haiti: ONU destina R$ 42 milhões para ajudar afetados por terremoto

Mais de 60.000 casas ficaram destruídas e outras 76.000 sofreram danos diversos, enquanto vários edifícios públicos foram afetados ou colapsaram durante o tremor, acrescentaram as autoridades haitianas.

O potente terremoto ocorreu 160 km a oeste da capital, Porto Príncipe.

Publicidade

Milhares de pessoas que ficaram sem casa no desastre enfrentaram mais dificuldades quando a tempestade tropical Grace varreu o país com registros de até 38 centímetros cúbicos de chuva.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos advertiu para inundações repentinas e urbanas e possíveis deslizamentos de terra.

Publicidade

Até o momento chegou alguma ajuda do exterior, incluindo equipes de busca especializadas dos Estados Unidos, além de 15,4 toneladas de alimentos, medicamentos e água do México.

Um terremoto de magnitude 7 em janeiro de 2010 já tinha deixado em ruínas grande parte de Porto Príncipe e cidades próximas, matando mais de 200.000 pessoas.

Mais de 1,5 milhão de haitianos perderam suas casas neste desastre, que também destruiu 60% do sistema de saúde do Haiti, deixando um enorme desafio para as autoridades e a comunidade humanitária internacional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.