Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Barbados se prepara para deixar tutela britânica e virar República

Passados 400 anos desde a chegada da primeira embarcação inglesa, ilha caribenha terá uma presidente própria eleita pelo povo

Internacional|

Príncipe Charles em encontro com a presidente eleita de Barbados, Sandra Mason
Príncipe Charles em encontro com a presidente eleita de Barbados, Sandra Mason Príncipe Charles em encontro com a presidente eleita de Barbados, Sandra Mason

Barbados se preparava nesta segunda-feira (29) para remover a rainha britânica Elizabeth 2ª da condição de chefe de Estado e se tornar uma República, enquanto rompe laços imperiais 400 anos depois da chegada dos primeiros navios ingleses à ilha caribenha.

O príncipe britânico Charles chegou na noite de domingo (28) para participar da cerimônia de posse da presidente eleita, Sandra Mason, em substituição à rainha Elizabeth, uma medida para encerrar os vestígios finais de um sistema colonial que se estendia pelo mundo.

A primeira-ministra, Mia Mottley, líder do movimento republicano de Barbados, vai ajudar a liderar a cerimônia. Mottley conquistou as atenções do mundo todo ao denunciar os efeitos das mudanças climáticas nas pequenas nações caribenhas.

"Acredito que muito disso seja um colonialismo decadente e que já deveria ter acabado há muito tempo", disse um sapateiro da cidade de Bridgetown. "Estou radiante."

Publicidade

Uma celebração que inclui música e danças de Barbados iria começar às 20h (horário local), com a posse de Mason pouco depois da meia-noite, coincidindo com o Dia de Independência de Barbados.

O príncipe Charles fará um discurso em que vai ressaltar a continuidade da amizade entre os dois países apesar da mudança no status constitucional. Barbados vai permanecer integrando a Commonwealth, um grupo de 54 países que se estende pela África, Ásia, Américas e Europa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.