Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bashar al-Assad vai visitar Coreia do Norte, diz mídia local

Segundo agência de notícias norte-coreana, Assad afirmou que deve "conhecer Sua Excelência Kim Jong-un". Data do encontro não foi divulgada

Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7

Síria e Coreia do Norte têm sido aliadas por décadas
Síria e Coreia do Norte têm sido aliadas por décadas Síria e Coreia do Norte têm sido aliadas por décadas

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, vai visitar a Coreia do Norte, segundo divulgou a mídia de Pyongyang neste domingo (3). A viagem seria a primeira de um presidente sírio desde que Kim Jong-un se tornou o líder norte-coreano. As informações são do jornal britânico The Guardian.

O comunicado da KCNA (agência de notícias oficial da Coreia do Norte) não especificou quando a visita deve ocorrer, mas as duas nações têm sido aliadas por décadas e Washington já chegou a acusar o regime norte-coreano de ajudar a Síria com seu programa de armas.

Leia também

De acordo com a KCNA, Assad disse que vai "viajar à República Popular Democrática da Coreia e conhecer Sua Excelência Kim Jong-un".

Desde que ascendeu ao poder, em 2011, Kim Jong-un não recebeu nenhum chefe de Estado. Nos últimos meses, entretanto, já encontrou o presidente Xi Jinping, da China, e Moon Jae-in, da Coreia do Norte, em um processo de avanços diplomáticos que deve culminar em uma cúpula com o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, em Cingapura, no próximo dia 12 de junho.

Publicidade

A KCNA ainda completa que Assad declarou que "o mundo parabeniza os eventos notáveis na península coreana provocados recentemente pelo excelente calibre político e liderança sábia de Sua Excelência Kim Jong-un. Tenho certeza de que ele alcançará a vitória final e realizará a reunificação da Coreia sem falhar".

Tanto a Síria quanto a Coreia do Norte são alvos de sanções internacionais por causa de seu programas de armas e abusos dos direitos humanos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.