Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bebê que teria aparelhos desligados na Inglaterra será levado para Roma

Alfie Evans sofre de doença rara e Justiça ordenou que hospital desligue aparelhos, mas pais são contra a medida e buscaram ajuda internacional

Internacional|Do R7, com Ansa Brasil

Alfie está internado desde dezembro
Alfie está internado desde dezembro Alfie está internado desde dezembro

O governo da Itália preparou nesta terça-feira (24) um avião com uma junta médica para realizar a transferência de Liverpool, no Reino Unido, para Roma do bebê britânico Alfie Evans, que sofre de uma doença degenerativa.

Alfie está em internado no hospital Alder Hey desde dezembro de 2016 com uma condição neurológica degenerativa não diagnosticada rara. O centro médico argumentou que mantê-lo em um ventilador não é do "interesse dele" e qualquer tratamento adicional não é apenas "fútil", mas também "indelicado e desumano". A Justiça britânica ordenou que o hospital desligasse os aparelhos que mantêm Alfie respirando.

Os pais, por sua vez, travam uma batalha judicial para conseguir a transferência de Alfie para o hospital Bambino Gesù, na Itália, com apoio de um grupo de manifestantes que se autodenominam "Exército Alfie".

A informação da transferência para a Itália foi confirmada pela presidente Bambino Gesù, Mariella Enoc, durante entrevista à emissora italiana "Rádio 24". Segundo ela, a equipe médica está pronta para decolar a qualquer momento para levar o bebê para o hospital pediátrico administrado pelo Vaticano.

Publicidade

"A equipe do Bambino Gesù está pronta para partir com o avião fornecido pela ministra [da Defesa Roberta] Pinotti", confirmou.

Enoc também explicou que tinha acabado de conversar com o pai do menino e ficou sabendo que ele já estava novamente com a máscara de oxigênio, depois que ontem (23) a justiça negou o último recurso da família e autorizou que os aparelhos fossem desligados.

Publicidade

"Falei com o pai de Alfie, Thomas, agora. No momento, Alfie tem a máscara de oxigênio, mas precisamos transportá-lo. Há pouco tempo também conversei com o embaixador [da Itália em Londres, Raffaele] Trombetta, que me disse que nossa esquipe está alerta e pronta para partir em poucos minutos.

A máquina de ventilação respiratória havia sido desconectada por volta das 22h30 (horário local), após um dia repleto de controvérsias e contatos diplomáticos em que a criança recebeu a cidadania italiana.

Publicidade

No entanto, Alfie continuou a respirar por mais de nove horas seguidas, embora os médicos tinham dito que ele não sobreviveria mais do que alguns minutos. "Eles disseram que ele estava sofrendo e não sofre mesmo sem respirador", afirmou o pai.

"É incrível! Não importa o que aconteça, ele já mostrou que os médicos estão errados", ressaltou a mãe.

A presidente do hospital chegou a ir até Liverpool para tentar se reunir com a equipe médica responsável pelo caso, mas não foi recebida.

Os ministros das Relações Exteriores, Angelino Alfano, e o do Interior, Marco Minniti, inclusive, concederam a cidadania italiana ao pequeno Alfie, na expectativa de realizar sua "transferência imediata" para Roma.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.