Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Berlusconi anuncia intenção de concorrer ao Senado na Itália nove anos após expulsão

Ex-primeiro-ministro italiano teve cargo cassado após condenação por fraude fiscal em 2013, além de perda de elegibilidade

Internacional|

Além de ser político, Berlusconi foi dono do Milan, um dos maiores clubes de futebol italianos
Além de ser político, Berlusconi foi dono do Milan, um dos maiores clubes de futebol italianos Além de ser político, Berlusconi foi dono do Milan, um dos maiores clubes de futebol italianos

O ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi anunciou nesta quarta-feira (10) a intenção de concorrer ao Senado da Itália nas eleições gerais de 25 de setembro, nove anos após ter sido expulso do Parlamento devido a uma condenação por fraude fiscal.

"Estou pensando nisso, porque recebi pressões de muitas pessoas, também de fora do Força Itália [partido conservador que ele lidera]. Portanto, acho que no final eu vou concorrer ao Senado", disse Berlusconi durante uma entrevista à Radio Anch'io, emissora pública italiana.

Leia também

O partido de Berlusconi vai disputar as eleições gerais de 25 de setembro em uma coalizão com o partido de extrema direita Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, e a Liga, de Matteo Salvini, uma aliança que, segundo as pesquisas, conseguirá uma liderança confortável.

O magnata e três vezes primeiro-ministro, que fará 86 anos quatro dias após as eleições, representa a terceira força da coalizão, com cerca de 8% dos votos nas urnas.

Publicidade

Agora, apesar de seus frequentes problemas de saúde, o ex-premiê aspira a retornar ao Senado, do qual foi expulso em novembro de 2013 por causa da pena de quatro anos de prisão por fraude fiscal, que marcou a saída dele do Parlamento após 20 anos de presença contínua.

A sentença também o proibiu de exercer qualquer cargo público, e ele não pôde fazê-lo até as eleições de 2019 para o Parlamento Europeu, em que ganhou uma cadeira pelo Partido Popular Europeu.

Publicidade

Por outro lado, Berlusconi insistiu que, de acordo com as regras da coalizão de direita, o partido com mais votos é que vai propor ao presidente da Itália um nome para primeiro-ministro.

De acordo com as pesquisas, a maior bancada será liderada por Meloni, do Irmãos da Itália.

" gallery_id="62c5f738cd77c0ec500023d1" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/berlusconi-anuncia-intencao-de-concorrer-ao-senado-na-italia-nove-anos-apos-expulsao-10082022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.