Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Biden não se retratará de fala sobre permanência de Putin no poder

Presidente dos Estados Unidos disse que não pode voltar atrás quando fala sobre seus 'sentimentos pessoais'

Internacional|

Presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso na Casa Branca
Presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso na Casa Branca Presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recusou-se nesta segunda-feira (28) a se retratar após dizer que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, "não deve permanecer no poder". O americano afirma que expressou "uma indignação pessoal", e não "uma política" em favor da mudança de regime.

"Não me retrato de nada. Quero deixar claro que não estava nem no momento, nem agora, articulando uma mudança de política. Eu estava expressando a indignação moral que sinto. Não peço desculpas por meus sentimentos pessoais", disse Biden a repórteres na Casa Branca.

Vários líderes e analistas independentes consideraram um erro o comentário de Biden, feito em Varsóvia, no fim de uma viagem diplomática de três dias.

"Pelo amor de Deus, esse homem não pode permanecer no poder", afirmou o presidente dos Estados Unidos.

Publicidade

Biden disse que não está preocupado com a escalada das tensões com Putin após os comentários. "Eu me dirigia ao povo russo, dizendo a eles o que pensávamos. [...] Eu não me importo com o que ele pensa", acrescentou.

O governo ucraniano afirma que até 10 mil pessoas podem ter sido mortas desde o início da invasão de Putin, há mais de um mês.

Publicidade

Leia também

Ataques russos perto de Kiev cortaram a eletricidade de mais de 80 mil casas, apesar de Moscou aparentemente anunciar que mudaria seus objetivos de guerra para se concentrar no leste da Ucrânia.

Biden deixou as portas abertas, no entanto, ao afirmar que uma reunião com Putin dependeria "do que ele quer falar", considerando "se há algo em um encontro que possa acabar com esta guerra e reconstruir a Ucrânia".

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/biden-nao-se-retratara-de-fala-sobre-permanencia-de-putin-no-poder-28062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.