Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros combatem incêndios que deixaram 15 mortos na Califórnia

Diminuição dos ventos auxiliou esforços para controlar chamas nas florestas

Internacional|

Escolas e faculdades próximas cancelaram as aulas
Escolas e faculdades próximas cancelaram as aulas Escolas e faculdades próximas cancelaram as aulas

Bombeiros combatiam nesta terça-feira incêndios florestais que mataram ao menos 15 pessoas e destruíram cerca de 1.500 casas e negócios no norte da Califórnia, além de arrasar as famosas vinícolas do Estado norte-americano.

A diminuição dos ventos na segunda-feira auxiliou os esforços para controlar as chamas, disse Brad Alexander, porta-voz do Escritório de Serviços de Emergência do governador.

Mas o número de mortes ainda pode aumentar, alertou.

Escolas e faculdades próximas dos incêndios florestais cancelaram as aulas nesta terça-feira, e dois hospitais do condado de Sonoma foram obrigados a realizar retiradas, disseram autoridades estaduais.

Publicidade

Cerca de 1.500 residências e pontos comerciais foram destruídos, relatou Ken Pimlott, diretor do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia, na segunda-feira.

Grande parte do dano ocorreu na região vinícola da Califórnia, situada ao norte de San Francisco. O condado de Sonoma foi o que teve mais fatalidades – 13 mortes relacionadas ao fogo foram confirmadas no local, de acordo com o departamento do xerife.

Publicidade

Cerca de 20 mil pessoas foram retiradas de seus lares desde domingo, segundo autoridades, e a rede CNN disse que mais de 100 foram tratadas por ferimentos relacionados aos incêndios, incluindo queimaduras e inalação de fumaça.

Os incêndios irromperam durante o final de semana e foram atiçados pelas temperaturas altas e pela secura. Eles se espalharam por cerca de 30 mil hectares, disseram autoridades dos bombeiros.

Publicidade

O maior incêndio atingiu os condados de Napa e Sonoma, cobrindo 109 quilômetros quadrados e 101 quilômetros quadrados respectivamente. A situação da lavoura de uva sendo colhida no local atualmente não está clara.

Incêndio florestal mata ao menos 61 pessoas em Portugal

Além dos danos em potencial do próprio fogo às vinícolas, especialistas dizem que a exposição prolongada à fumaça densa pode afetar as uvas ainda não colhidas.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou um estado de emergência em Napa, Sonoma e cinco outros condados – entre eles o de Orange, no sul, onde na segunda-feira um incêndio florestal destruiu ao menos meia dúzia de casas no bairro abastado de Anaheim Hills, forçando a retirada de centenas de moradores, disseram autoridades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.