Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil anuncia que está pronto para assinar tratado internacional de comércio de armas

Criticado pela falta de transparência nas exportações de armas, país pressiona aprovação de tratado e sugere melhorias

Internacional|Do R7

Melhoria apresentada pelo Brasil propõe a ampliação da exigência de manutenção de registros, que no texto é apenas de 10 anos
Melhoria apresentada pelo Brasil propõe a ampliação da exigência de manutenção de registros, que no texto é apenas de 10 anos Melhoria apresentada pelo Brasil propõe a ampliação da exigência de manutenção de registros, que no texto é apenas de 10 anos

Criticado interna e externamente pela falta de transparência na exportação de armas, o Brasil vem se posicionando a favor da aprovação do Tratado sobre o Comércio de Armas (Arms Trade Treaty, ATT), cuja fase final de negociação está acontecendo desde segunda-feira (18) na sede da ONU em Nova York.

Em seu primeiro discurso nesta etapa da negociação, o chefe da delegação brasileira, embaixador Antonio Guerreiro, afirmou que o país "está pronto para aderir ao consenso necessário para a adoção" do texto que está sendo discutido.

Guerreiro também sugeriu algumas melhorias, como deixar claro no texto que o tratado não diz respeito apenas a transações comerciais, mas também a doações e empréstimos de armas. 

Nações se reúnem para negociação final sobre tratado de armas da ONU

Publicidade

Países violadores de direitos humanos compram armas do Brasil. Conheça

Outra proposta apresentada por Guerreiro aponta a ampliação da exigência de manutenção de registros, que no texto é apenas de 10 anos.

Publicidade

— Como sabemos, armas possuem longa duração e podem infligir graves danos por períodos muito mais longos. O Brasil mantém registros de suas transferências por tempo indefinido, e acredita que um Tratado de Comércio de Armas deveria ter o mesmo grau de exigência.

A posição brasileira foi caracterizada como "promissora" pelo Instituto Sou da Paz, organização que trabalha pela prevenção da violência no Brasil.

Publicidade

O instituto destacou que, em artigo publicado no último domingo (17), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o país está se esforçando para que "ao final da conferência, seja adotado um instrumento que estabelece parâmetros internacionais comuns a ser respeitados nos processos nacionais para a exportação de armamentos".

A fase final de negociação do ATT deve ser encerrada no próximo dia 28. O texto que está sendo discutido tem como objetivo estabelecer "normas comuns de máximo rigor possível para regular" o comércio internacional de armas convencionais e "prevenir, combater e eliminar o tráfico ilícito de armas convencionais".

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.