Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiro não está entre os presos transferidos para local de execução na Indonésia

Quatro condenados a morte por tráfico foram transferidos na noite de terça-feira

Internacional|

As autoridades da Indonésia realizaram na noite de terça-feira (3) a mudança de quatro presos condenados à morte por tráfico de drogas para as dependências anexas ao local onde serão executados, informou nesta quarta-feira (4) a imprensa local.

Fazem parte da segunda rodada de execuções, que o novo governo indonésio retomou em janeiro, dois australianos, um filipino e um nigeriano, segundo o jornal "Jakarta Post".

No entanto, não há menção ao brasileiro Rodrigo Goulart, também condenado à pena capital por tráfico de drogas. Os presos já se encontram na ilha-prisão de Nusakambangan, no sul da ilha de Java, onde os condenados serão executados por um pelotão de fuzilamento em uma data ainda não marcada.

Brasileiro tem última avaliação médica na Indonésia; execuções são 'iminentes'

Publicidade

Indonésia rejeita oferta de troca de presos proposta pela Austrália

O procurador-geral da Indonésia deve informar aos sentenciados, com 72 horas de antecedência, sobre a futura execução de suas penas.

Publicidade

O governo australiano, por sua vez, insistiu hoje que vai continuar lutando para salvar a vida dos dois cidadãos do país condenados à morte e de outros oito, de diferentes nacionalidades.

"Não perderei as esperanças, seguirei fazendo as representações (diplomáticas correspondentes). Farei tudo o que for possível para buscar uma mudança em seus corações, em suas mentes", disse à emissora australiana "ABC" a ministra das Relações Exteriores do país, Julie Bishop.

Publicidade

Um grupo de 42 organizações de defesa dos direitos humanos também pediu nesta quarta-feira que o presidente da Indonésia, Joko Widodo, suspenda as execuções, reinstale uma moratória e acabe com a pena capital no país, em carta dirigida ao chefe do Executivo.

O grupo de ONGs afirmou no documento que "não há evidência empírica conclusiva que a imposição da pena de morte por crimes relacionados com as drogas tenha um efeito dissuasório sobre o tráfico e consumo de entorpecentes".

Ainda não há informações sobre quando serão transferidos os outros seis condenados à morte por narcotráfico, entre eles o brasileiro Rodrigo.

No dia 18 de janeiro, seis condenados, entre eles outro brasileiro, Marco Archer Cardoso Moreira, uma indonésia, um holandês, dois nigerianos e um vietnamita, foram executados por pelotões de fuzilamento integrados por 12 pessoas em duas penitenciárias do centro da ilha de Java.

O governo indonésio pediu respeito às suas leis e defendeu o uso da pena capital como medida dissuasória na luta contra o tráfico de drogas. Widodo, que antes era visto como um reformista pró-direitos humanos, se mostrou inflexível e insistiu que não concederá clemência aos condenados por tráfico de drogas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.