Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Britânicos votam em referendo sobre permanência na UE após campanha apertada

O resultado deverá ser anunciado ainda nesta quinta-feira (23)

Internacional|

Eleitor britânico a favor da permanência na UE chega a local de votação em Londres
Eleitor britânico a favor da permanência na UE chega a local de votação em Londres Eleitor britânico a favor da permanência na UE chega a local de votação em Londres

Os britânicos votavam nesta quinta-feira (23) para decidir se permanecem na UE (União Europeia) em um referendo que dividiu o país e está sendo acompanhado com nervosismo pelos mercados financeiros e políticos de todo o mundo.

As pesquisas de opinião realizadas antes da votação indicaram que o resultado está apertado demais para ser projetado, embora pesquisas apontem uma vantagem para a opção de permanecer na UE.

Uma pesquisa de intenção de voto Ipsos MORI para o jornal Evening Standard, realizada na terça e na quarta-feira, indicou que o apoio para o campo do "fica" ficou em 52%, enquanto o endosso à campanha do "sai" tinha 48% de aprovação.

Pesquisa online Populus, divulgada nesta manhã, indicou 55% para os favoráveis à permanência e 45% para os contrários, mas o quadro geral é de uma votação disputada demais para se projetar o resultado.

Publicidade

Muito vai depender do comparecimento, considerando que os mais jovens são vistos como mais defensores da UE do que os mais velhos porém com menor probabilidade de votar.

Como o plebiscito sobre saída da UE pode afetar os brasileiros no Reino Unido?

Publicidade

Os locais de votação abriram às 3h (horário de Brasília) e vão fechar às 18h, com a expectativa de que os resultados sejam anunciados pelas 382 áreas de contagem locais entre 22h e meia noite de quinta-feira (23).

Apesar de conservador, premiê votou pela permanência na UE

Publicidade

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, convocou o referendo por pressão da ala anti-UE de seu Partido Conservador e do cada vez mais expressivo Partido de Independência do Reino Unido (Ukip, na sigla em inglês) com a esperança de encerrar décadas de debates sobre os laços do Reino Unido com a Europa.

A campanha do "sai" afirma que a economia britânica irá se beneficiar de uma desfiliação da UE, conhecida como 'Brexit'. Cameron diz que ela provocaria um caos financeiro e empobreceria o país.

Ele votou cedo e escreveu no Twitter: "Vote no 'fica', para que nossos filhos e netos tenham um futuro melhor".

Seu principal adversário, o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, cuja decisão de apoiar o "sai" eletrizou a campanha, disse aos eleitores na quarta-feira que esta é a "última chance para resolver isto".

Trata-se do terceiro referendo da história britânica. O primeiro, também a respeito da filiação do que então era chamado de Comunidade Econômica Europeia, foi convocado em 1975.

A campanha de quatro meses, que expôs desavenças amargas no partido governista, foi dominada pela imigração e pela economia e abalada pelo assassinato da parlamentar trabalhista pró-UE Jo Cox na semana passada.

Saída do Reino Unido da União Europeia ameaçará a paz no continente, diz premiê inglês

O que é a 'Brexit' - e como pode afetar o Reino Unido e a União Europeia?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.