Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Buscas do Airbus desaparecido da AirAsia são suspensas até terça-feira

Ao todo, 15 embarcações e 30 aviões realizam trabalhos de busca por destroços do avião

Internacional|

Busca por avião desaparecido está suspensa por causa de mau tempo
Busca por avião desaparecido está suspensa por causa de mau tempo Busca por avião desaparecido está suspensa por causa de mau tempo

A busca do Airbus 320-200 da AirAsia que desapareceu no domingo (28) com 162 pessoas a bordo na Indonésia foi suspensa até terça-feira (30) após o anoitecer desta segunda-feira, sem que as autoridades tenham anunciado nenhum achado.

Ao todo, 15 embarcações e 30 aviões de diferentes características realizaram trabalhos de busca por destroços do avião na região do Mar de Java neste segundo dia de atividades.

Segundo a imprensa local, o vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, disse que "não é uma operação fácil no mar, principalmente com o mau tempo que temos".

'Quero meu filho de volta', diz pai do piloto de avião desaparecido

Publicidade

A região onde se procura, em torno da ilha de Belitung, se encontra em plena estação da monção e os meses das maiores chuvas registradas nos últimos 30 anos são os de dezembro e janeiro. Indonésia, Malásia, Cingapura, Austrália e Coreia do Sul participam com equipe de busca. Estados Unidos, França, Reino Unido, China, Índia e Japão ofereceram ajuda.

O que se sabe sobre o sumiço do avião da AirAsia

Publicidade

Em entrevista coletiva no aeroporto de Jacarta, o diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, cujo órgão coordena a operação internacional, disse que "nossa hipótese é que o avião estaria no fundo do mar. Estas são as suspeitas preliminares e que podem evoluir de acordo com os resultados da busca".

Parentes dos desaparecidos esperam notícias oficiais nos aeroportos da cidade javanesa de Surabaia, o ponto de decolagem, e de Cingapura, destino do percurso. O avião da companhia aérea de baixo custo malaia AirAsia, voo QZ-8501, tinha o horário de decolagem de Surabaia marcado para as 5h20 (hora local) e a chegada a Cingapura agendada para as 8h30 (22h30 de Brasília).

Segundo a companhia aérea, embarcaram 155 passageiros, incluindo 17 menores de idade e um bebê, e uma tripulação de sete pessoas formada por um piloto, um copiloto, um mecânico e quatro aeromoças. As nacionalidades divulgadas pela companhia aérea correspondem a 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapurense. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.