Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cai 5% o total de imigrantes que chegam à Europa pelo mar

Em 2019, foram quase 111 mil pessoas que se arriscaram na travessia pelo Mediterrâneo; também houve queda no número de mortes

Internacional|Do R7, com Agência EFE

Um total de 110.669 imigrantes e refugiados chegaram à Europa pelo Mar Mediterrâneo em 2019, uma queda de 5% em relação ao ano anterior. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A rota mais mortal para que os se arriscaram na travessia do Mediterrâneo foi a que liga a África à Itália. No entanto, houve uma diminuição de 44% nas mortes em 2019 - 1.283 - na comparação com os 12 meses de 2018.

Desde 2014, quando a OIM começou a realizar o levantamento, a arriscada viagem para fugir de conflitos na África e no Oriente Médio fez 19.164 vítimas. A organização reconhece que os números podem ser maiores por não conseguir contabilizar as vidas perdidas nos chamados "barcos fantasmas".

Veja também: Aumenta número de brasileiros que têm entrada negada no México

Publicidade

A estimativa da OIM é que uma a cada 33 pessoas que tentaram cruzar o Mediterrâneo Central morreu em 2019. Em 2018, a proporção era de uma para cada 35, e em 2017, foi de uma para cada 51.

Os "barcos fantasmas" se tornaram mais habituais nas águas que separam a África da Europa desde 2017, quando foi reduzida a presença de organizações europeias que tinham como missão resgatar os imigrantes à deriva no mar.

Publicidade

A OIM afirmou que registrou neste ano ao menos sete casos em que embarcações com essas características desapareceram sem deixar rastros pouco depois de ter enviado pedidos de socorro.

Em outras regiões do mundo, a travessia mais mortal foi a para chegar aos Estados Unidos. Segundo a OIM, 787 pessoas, entre elas crianças, morreram ao tentar chegar à fronteira americana, uma alta de 33% em relação a 2018. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.