Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidato de Evo pode vencer eleição no 1º turno, diz pesquisa

A OEA anunciou nesta quarta-feira (16) que irá enviar uma comissão de observadores para acompanhar o pleito na Bolívia e em mais três países

Internacional|Do R7, com EFE e Reuters

Luis Arce, candidato de Evo Morales, venceria ainda em primeiro turno
Luis Arce, candidato de Evo Morales, venceria ainda em primeiro turno Luis Arce, candidato de Evo Morales, venceria ainda em primeiro turno

Luis Arce, candidato do partido do ex-presidente da Bolívia Evo Morales, pode vencer as eleições bolivianas do mês que vem já no primeiro turno, com a oposição a ele fragmentada entre partidos rivais, apontou uma pesquisa de opinião publicada nesta quarta-feira (16). 

A pesquisa de grande escala da Fundação Jubileo, conduzida por universidades e organizações de imprensa, apontou que 40,3% dos eleitores votariam nas eleições do dia 18 de outubro no Movimento para o Socialismo (MAS), cujo candidato presidencial é Arce.

O candidato é ex-ministro da Economia do país e leal a Morales. 

O ex-presidente Carlos Mesa aparece em segundo na pesquisa --que não leva em conta os indecisos-- com 26,2% das intenções de voto, enquanto a atual presidente interina, Jeanine Áñez, ficou em terceiro, com 10,6%. 

Publicidade

Para evitar a realização de um segundo turno, o vencedor do pleito precisa de pelo menos 40% dos votos válidos no primeiro, e de uma vantagem de pelo menos 10 pontos para o segundo colocado.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 3 e 7 de setembro e entrevistou 15.979 pessoas em todo o país, com um nível de confiança de 95%, de acordo com seus realizadores, uma aliança de mais de 20 organizações bolivianas. 

Publicidade

Na semana passada, uma pesquisa da empresa de consultoria e estatísticas Ciesmori apontou que o MAS estaria a 3 pontos de obter uma vitória eleitoral no primeiro turno.

Se a disputa precisar de um segundo turno, Mesa pode vencer caso consiga convencer apoiadores dos outros candidatos a apoiá-lo, segundo analistas.

Publicidade

Observadores internacionais

A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou nesta quarta-feira (16) que enviará uma missão de observação eleitoral às eleições gerais na Bolívia, marcadas para 18 de outubro.

A entidade com sede em Washington explicou em nota que a missão, chefiada pelo ex-chanceler da Costa Rica, Manuel González, será composta por mais de 30 especialistas que serão destacados em cidades como La Paz, Santa Cruz e Cochabamba, além de "monitorar votação no exterior na Argentina, Espanha e Estados Unidos”.

Segundo a OEA, o "grupo de base" da missão chegará à Bolívia nos dias anteriores às eleições e, durante sua estada, "se reunirá com autoridades eleitorais, representantes governamentais, partidos políticos, candidatos e representantes da sociedade civil. sempre com estrita observância dos protocolos de saúde, incluindo distância física e uso de máscaras", devido à pandemia covid-19.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.