Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casa Branca não perdoará Snowden por vazar programas de espionagem

 Obama insiste que Snowden retorne aos EUA para ser julgado pelo crime de espionagem

Internacional|

Ex-analista dos serviços secretos americanos Eduard Snowden
Ex-analista dos serviços secretos americanos Eduard Snowden Ex-analista dos serviços secretos americanos Eduard Snowden

A Casa Branca respondeu nesta terça-feira(28) com um 'não' o pedido feito ao presidente Barack Obama para perdoar Edward Snowden, asilado na Rússia e acusado de espionagem por revelar em 2013 os programas secretos de vigilância do governo americano.

Snowden "deveria voltar aos Estados Unidos e ser julgado por um júri popular - não se esconder sob a proteção de um regime autoritário.

Neste momento ele está fugindo das consequências de suas ações", afirmou Lisa Monaco, assessora de Obama para segurança nacional e luta antiterrorista, em nota oficial.

A "perigosa decisão de Snowden de roubar e revelar informação classificada teve graves consequências para a segurança de nosso país e para as pessoas que trabalham dia após dia para protegê-la", anotou Monaco.

Publicidade

O pedido de perdão para Snowden foi publicado no site "We the people (Nós, o povo)", hospedado dentro do site da Casa Branca em junho de 2013, pouco depois das revelações do ex-analista da CIA e da Agência de Segurança Nacional (NSA). "Edward Snowden é um herói nacional e deveria ser emitido imediatamente um perdão pleno e absoluto por qualquer crime que ele tenha cometido ou possa ter cometido ao divulgar os programas secretos de vigilância", afirmava o pedido.

O advogado do ex-analista dos serviços secretos americanos Eduard Snowden lamentou que os Estados Unidos tenham negado o pedido popular de indulto para seu cliente, e criticou a politização do caso pela Casa Branca. "Nesse país, o caso Snowden é olhado do ponto de vista político e não jurídico. Falam de Edward como um criminoso", disse Anatoly Kucherena, assessor legal do ex-analista, à agência "Interfax". Kucherena avaliou que as declarações sobre Snowden mostram que as autoridades americanas "não estão dispostas a dirigir no futuro uma investigação honesta, justa e imparcial"

Publicidade

A Casa Branca deve responder aos pedidos populares quando eles alcançam as 100 mil assinaturas. Hoje o de Snowden somava 167 mil. Desde sua fuga e posterior asilo na Rússia, o governo de Obama insistiu que Snowden deve retornar aos EUA para ser julgado pelo crime de espionagem.

A declaração de hoje sobre o caso de Snowden faz parte de um esforço mais amplo da Casa Branca para se pronunciar sobre vários pedidos populares que aguardavam resposta há tempos. 

Confira o R7 Play e assista à programação da Record na íntegra

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.