Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Catar representará interesses dos Estados Unidos no Afeganistão

Medida é anunciada pelo secretário de Estado americano após o fechamento da embaixada do país no território afegão

Internacional|

Secretário Antony Blinken fez anúncio durante coletiva com ministro de Relações Exteriores do Catar
Secretário Antony Blinken fez anúncio durante coletiva com ministro de Relações Exteriores do Catar Secretário Antony Blinken fez anúncio durante coletiva com ministro de Relações Exteriores do Catar

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou nesta sexta-feira (12) que o Catar representará os interesses de seu país no Afeganistão após o fechamento da embaixada americana em Cabul depois da chegada ao poder do Talibã, em agosto.

Blinken fez o anúncio durante entrevista coletiva conjunta com o ministro das Relações Exteriores catari, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, no Departamento de Estado, em Washington.

"O Catar estabelecerá uma seção interna dos EUA em sua embaixada no Afeganistão para prestar certos serviços consulares e monitorar as condições de segurança das instalações diplomáticas dos EUA no Afeganistão", disse o chefe da diplomacia americana.

De acordo com Blinken, ela servirá também como um "ponto de trânsito" para afegãos qualificados para um visto especial dos EUA durante o processamento desses pedidos.

Publicidade

Washington transferiu temporariamente sua embaixada de Cabul para Doha, a capital do Catar, em setembro.

A caótica retirada dos EUA do Afeganistão foi encerrada no fim de agosto, depois que o Talibã tomou o poder em meados daquele mês e um ataque terrorista perto do aeroporto de Cabul terminou com a morte de 13 soldados americanos e dezenas de civis afegãos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.