Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 2 mil imigrantes tentam deixar campo da Grécia rumo à Macedônia

Internacional|

IDOMENI, Grécia (Reuters) - Cerca de 2 mil imigrantes de um acampamento no norte da Grécia passaram por uma cerca na fronteira e cruzaram para território da Macedônia nesta segunda-feira, disse um fotógrafo da Reuters.

Após horas andando, os imigrantes cruzaram um rio e encontraram uma maneira de passar pela cerca colocada por autoridades da Macedônia, disse o fotógrafo Stoyan Nenov.

Um grande grupo de imigrantes abandonou a vasta cidadela improvisada com tendas perto da região de Idomeni, na Grécia, onde pelo menos 12 mil pessoas ficaram retidas em condições insalubres desde que a Macedônia e outras nações bloquearam seu caminho para o norte ao longo da chamada rota do oeste dos Bálcãs, afirmou um membro da equipe da Reuters TV.

Mais tarde, um segundo grupo de 500 imigrantes partiu de Idomeni e o seguiu.

Publicidade

Rumando para o oeste a partir do campo em meio a caminhos enlameados, os imigrantes, protegidos com casacos e chapéus, carregavam seus pertences em mochilas e sacolas.

O grupo incluía muitas crianças, algumas andando e outras empurradas em carrinhos. Alguns dos imigrantes faziam sinais de vitória à medida que prosseguiam. Não havia sinal de policiais os acompanhando.

Publicidade

Quando chegaram ao rio, os imigrantes usaram uma corda para formar uma "corrente humana" e atravessá-lo, disse Nenov, levando as crianças nos ombros.

Depois da travessia, os imigrantes alcançaram a cerca fronteiriça e andaram ao largo da barreira na esperança de encontrar uma maneira de atravessar para o território macedônio.

Publicidade

Mais cedo, a polícia da Macedônia disse que três imigrantes –dois homens e uma mulher– se afogaram na tentativa de atravessar um rio próximo da divisa grega que foi engrossado por uma chuva forte.

A Grécia vem intensificando os esforços para transferir milhares de imigrantes próximos da fronteira macedônia para campos de acolhimento em meio a temores sobre a disseminação de doenças infecciosas.

Líderes da UE e da Turquia devem se reunir nas próximas quinta e sexta-feira para acertar um acordo que refreie o fluxo de imigrantes ilegais que partem da Turquia para a Europa através da Grécia.

(Por Branko Filipovic)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.