Internacional

9/2/2013 às 19h42 (Atualizado em 10/2/2013 às 09h08)

Chanceler venezuelano diz que Chávez manda e que há estabilidade no país

Elías Jaua contou que o presidente toma decisões de caráter estratégico para o desenvolvimento econômico produtivo

EFE

O chanceler da Venezuela, Elías Jaua, afirmou neste sábado que o chefe de Estado Hugo Chávez está "no comando" e "tomando decisões estratégicas", e disse que há estabilidade no país, onde as instituições funcionam normalmente.

"O presidente está no comando e tomando decisões de caráter estratégico para o desenvolvimento econômico produtivo do país", afirmou Jaua aos jornalistas após um encontro com o ministro Antonio Patriota, apontando que há "um país em paz", com "um normal funcionamento de todas as instituições".

Jaua respondeu às perguntas em torno da preocupação manifestada por alguns setores empresariais no exterior para investir na Venezuela pela situação do presidente, que se recupera de uma intervenção cirúrgica em Cuba há dois meses.

"Essas preocupações, entre aspas, só existem nos laboratórios midiáticos que pelo mundo tentam fazer as pessoas pensarem que na Venezuela há condições de desestabilização que não existem", apontou.

Jaua viajou esta semana a Havana para visitar Chávez em companhia do vice-presidente, Nicolás Maduro, e a procuradora geral, Cilia Flores. Patriota, por sua vez, afirmou que no setor privado brasileiro "há um grande interesse com relação ao país venezuelano", que vê "grandes oportunidades" no país caribenho e "entusiasmo" pelo ingresso desta nação no Mercosul.

"Isso que Patriota disse é o que existe no mundo: uma percepção de absoluta confiança no processo político democrático que acontece na Venezuela", reiterou Jaua.

A Venezuela virou, em meados de ano passado, membro pleno do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que é integrado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que está momentaneamente suspenso.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!