Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Charles 3º se dirige pela primeira vez ao Parlamento e exalta papel 'vivo e respirador da democracia'

Substituto de Elizabeth 2ª no trono, Charles destacou postura altruísta da mãe e disse estar 'fielmente decidido a seguir' legado

Internacional|Do R7

Charles 3º falou hoje pela primeira vez ao parlamento britânico como rei do Reino Unido
Charles 3º falou hoje pela primeira vez ao parlamento britânico como rei do Reino Unido Charles 3º falou hoje pela primeira vez ao parlamento britânico como rei do Reino Unido

Nesta segunda-feira (12), o rei Charles 3º se dirigiu pela primeira vez ao Parlamento britânico, mencionou Shakespeare e a relação com Elizabeth 1ª e disse que a Casa é um "instrumento vivo e respirador da nossa democracia", em referência ao Reino Unido.

Charles 3º iniciou o discurso com agradecimentos às condolências que recebeu por causa da morte da mãe dele, a rainha Elizabeth 2ª, aos 96 anos de idade e sete décadas no poder, na última quinta-feira (8).

"Lordes e membros da Câmara dos Comuns, estou profundamente grato pelas condolências da Casa dos Lordes e da Casa dos Comuns, o que está totalmente de acordo com a perda da minha amada mãe, a rainha [...]. Como Shakespeare disse antes sobre a rainha Elizabeth 1ª, ela era um padrão para todos os príncipes vivos", disse logo no início.

Foi a introdução para falar do Parlamento, para quem discursava. "Hoje, aqui em frente a vocês, eu posso sentir o peso da história que nos cerca e que nos rememora as tradições do Parlamento, para quem os membros das duas Casas se dedicam com seu compromisso pessoal para todos nós. O Parlamento é o instrumento vivo e respirador de nossa democracia, e seus compromissos são pilares da construção dessa Grande Casa", afirmou.

Publicidade

Charles continou: "Ele [o Parlamento] nos lembra dos predecessores medievais do posto para o qual eu fui convocado e as conexões tangíveis com minha querida mãe que vemos ao nosso redor, desde a fonte do jardim do palácio novo, que comemora o Jubileu de Prata da rainha, até o relógio de sol no jardim do palácio velho, para o Jubileu de Ouro, e a janela de vidro magnífica, atrás de mim, para o Jubileu de Diamante. E ainda tem o mais generoso presente, não revelado formalmente, para marcar sem precedentes o Jubileu de Platina, que nós celebramos apenas três meses atrás".

Dedicação da rainha ao reino

Charles 3º aproveitou a palavra para exaltar os feitos da rainha Elizabeth 2ª no trono. "Lordes e membros da Câmara dos Comuns, estamos aqui hoje pela lembrança do período notável dedicado pela rainha ao dever com a nação e o povo dela", declarou.

Agora novo rei, Charles terminou a fala com a promessa de seguir o legado que a rainha Elizabeth 2ª deixou. "Ainda muito jovem, a senhora rainha se encheu de glória por servir ao país e ao povo e manter os preciosos princípios de um governo constitucional, que vive no coração da nossa nação e que ela levou com devoção insuperável. Ela deu um exemplo de dever altruísta, que, com a ajuda de Deus e dos seus conselhos, estou fielmente decidido a seguir", concluiu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.