Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chefe da agência ambiental dos EUA renuncia após escândalos

A imprensa norte-americana divulgou que Pruitt teria feito viagens internacionais para tratar de assuntos que não estavam sob seu controle

Internacional|Beatriz Sanz, do R7

Grupos ambientalistas celebraram sua renúncia
Grupos ambientalistas celebraram sua renúncia Grupos ambientalistas celebraram sua renúncia

O chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês), Scott Pruitt renunciou ao cargo nesta quinta-feira (5), após diversos escândalos envolvendo seu nome.

O presidente Donald Trump aceitou a renúncia e anunciou no Twitter que o substituto interino de Pruitt na EPA será Andrew Wheeler, que até então exercia a função de vice-administrador da Agência.

A imprensa norte-americana divulgou informações sobre viagens internacionais de primeira classe feitas por Pruitt para tratar de assuntos que não estavam sob seu controle.

Além disso, foram revelados e-mails que Pruitt teria enviado para um executivo-chefe de uma rede de fast-food pedindo que sua esposa pudesse abrir uma franquia da marca.

Publicidade

Enquanto isso, grupos ambientalistas faziam pressão para que ele renunciasse.

"Os ataques implacáveis ​​contra mim, pessoalmente, minha família, são sem precedentes e causaram danos consideráveis ​​em todos nós", disse Pruitt em sua carta de renúncia.

Publicidade

O ex-chefe da EPA fazia parte do grupo escolhido por Trump que negava as mudanças climáticas e incentivava o uso de combustíveis fósseis. Ele foi fundamental na saída dos EUA dos Acordos de Paris.

Pruitt conseguiu até mesmo irritar congressistas republicanos. Ele tinha a proposta de regular o teor de biocombustíveis como álcool de milho na gasolina, o que não agradou o congressista Joni Ernst, do estado de Iowa.

Publicidade

Ele costumava viajar de primeira classe junto com sua equipe de segurança, tudo custeado com dinheiro público.

Outra decisão polêmica envolvendo dinheiro público foi a de instalar uma cabine telefônica à prova de som em seu escritório, que teria custado cerca de 170 mil reais.

Pruitt não solicitou a instalação da cabine ao Congresso, como seria sua obrigação. Assim, conseguiu violar pelo menos duas leis norte-americanas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.