Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chefe de agência atômica da ONU visitará Kiev e Moscou para discutir segurança em Zaporizhzhia

Usina nuclear ucraniana é a maior da Europa e está nas mãos das tropas russas desde o começo de março

Internacional|

Chefe da AIEA visitará Kiev e Moscou para discutir implementação de zona de proteção
Chefe da AIEA visitará Kiev e Moscou para discutir implementação de zona de proteção Chefe da AIEA visitará Kiev e Moscou para discutir implementação de zona de proteção

O diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) visitará Kiev e Moscou nesta semana para discutir a implementação de uma zona de proteção em torno da usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (4).

A AIEA informou que Rafael Grossi "continuará com as consultas" para estabelecer esse dispositivo quanto antes, sem especificar em que dias os deslocamentos vão ocorrer.

A central de Zaporizhzhia é a maior da Europa e está nas mãos das tropas russas desde o começo de março, mas não fica longe da linha de demarcação que separa os territórios controlados por Kiev dos ocupados por Moscou. Um das áreas ucranianas anexadas oficialmente pela Rússia na última sexta-feira (30) também está nessa região.

Rússia e Ucrânia se acusaram mutuamente de ter atacado a central nos últimos meses. O diretor da usina, Igor Murashov, foi preso na sexta-feira (30) pela Rússia e libertado três dias depois, em território ocupado pelo Exército ucraniano.

Ao ser questionado se a expulsão de Murashov representava algum risco para a segurança da usina, Grossi afirmou nesta terça-feira, em viagem a Yerevan, na Armênia, que não havia risco algum.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.