Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chega a 124 o número manifestantes pró-Mursi mortos no Cairo

Contagem foi feita na praça Rabaa al-Adawiya, o quartel-general dos manifestantes

Internacional|

Ao menos 124 partidários de Mohamed Mursi foram mortos nesta quarta-feira (14) na operação das forças de segurança no Egito
Ao menos 124 partidários de Mohamed Mursi foram mortos nesta quarta-feira (14) na operação das forças de segurança no Egito Ao menos 124 partidários de Mohamed Mursi foram mortos nesta quarta-feira (14) na operação das forças de segurança no Egito

Ao menos 124 partidários do presidente islamita destituído Mohamed Mursi foram mortos nesta quarta-feira (14) na operação das forças de segurança para evacuar os manifestantes acampados em duas praças no Cairo, informou um jornalistsa da AFP que fez a contagem dos corpos em três necrotérios improvisados.

Esse balanço, feito na praça Rabaa al-Adawiya, o quartel-general dos manifestantes que a ocupam há mais de um mês, não conta com possíveis mortos em outras áreas da capital, como a praça Nahda.

Forças de segurança do Egito se movimentam para retirar acampamentos ocupados por apoiadores do presidente deposto Mohammed Mursi. Testemunhas dizem que 40 pessoas já foram mortas, mas a Irmandade Mulçumana, grupo político de Morsi, acredita que esse número já passou de cem.

Entenda as causas dos conflitos no Egito

Publicidade

Os tumultos no país começaram no dia 3 de julho, dia em que Mursi foi deposto, e um ano após ele ter sido eleito.

Reação internacional

Publicidade

A situação do Egito, país árabe mais populoso, preocupa a comunidade internacional. O presidente turco, Abdullah Gul disse, disse nesta quarta-feira (14) que a intervenção armada contra civis que se manifestam a favor do presidente destituído Mohamed Mursi é inaceitável.

— O que aconteceu no Egito, esta intervenção armada contra civis que se manifestam, não pode de maneira alguma ser aceita.

Publicidade

O presidente turco, que também expressou seu temor de uma situação que resulte num conflito similar ao da Síria, pediu a todas a partes a agir com calma.

Governo egípcio diz que reagirá com firmeza a ataques a propriedades públicas

Repressão policial no Egito deixa dezenas de mortos e centenas de feridos em acampamento islamita

Em Londres ministro das Relações Exteriores, William Hague condenou o uso da força para desalojar os manifestantes acampados nas praças egípcias."Estou muito preocupado com a escalada de violência e a instabilidade no Egito", indicou o ministro das Relações Exteriores, William Hague, em um comunicado.

— Condeno o uso da força para dispersar as manifestações e peço às forças de segurança que atuem com moderação.

O Irã também condenou a matança no Egito depois da operação das forças de segurança que deixou dezenas de mortos entre a Irmandade Muçulmana, segundo um comunicado publicado pela agência Fars.

"O Irã acompanha de perto os amargos acontecimentos no Egito (...) condena a matança da população e adverte sobre suas graves consequências", indica o texto.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.