Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chile: Câmara aprova impeachment, e Piñera será julgado no Senado

Denunciado no escândalo Pandora Papers, presidente chileno vai a julgamento político após sessão que durou 24 horas

Internacional|

Deputados do Chile aprovaram impeachment de Piñera com 78 votos a favor e 67 contra
Deputados do Chile aprovaram impeachment de Piñera com 78 votos a favor e 67 contra Deputados do Chile aprovaram impeachment de Piñera com 78 votos a favor e 67 contra

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou na madrugada desta terça-feira (9) a realização do julgamento político do presidente do país, Sebastián Piñera, abrindo assim o caminho para o impeachment do chefe de governo.

O sinal verde foi dado após uma sessão que durou 24 horas, em que os parlamentares decidiram, por 78 votos a favor e 67 contra, que os senadores julguem Piñera pelas supostas irregularidades na venda de um projeto de mineração nas Ilhas Virgens Britânicas, reveladas no chamado Pandora Papers.

O Senado votará o pedido pelo julgamento político em 19 de novembro, apenas dois dias antes das eleições presidenciais do Chile, na qual Piñera não concorre.

Para dar continuidade ao processo de impeachment, era preciso 78 votos dos 155 deputados respaldando a acusação, apresentada em 13 de outubro, de que o presidente havia cometido crime de improbidade e de "comprometer gravemente a honra da Nação".

Continua após a publicidade

O deputado socialista Jaime Naranjo, um dos líderes da oposição, apresentou uma longa argumentação, pedindo que os demais deputados dessem sinal verde para o julgamento no Senado.

"Espero que esta casa aprove a acusação constitucional; assim, o Chile julgará aquelas que estão permitindo essa impunidade no país", garantiu o parlamentar.

Continua após a publicidade

Naranjo discursou por 15 horas, para permitir que Giorgio Jackson, da coalizão Frente Ampla, pudesse completar o período de quarentena e apresentar o voto.

O deputado de 70 anos precisou se isolar por ter mantido contato na semana passada com o candidato à Presidência Gabriel Boric, que teve teste positivo para a Covid-19.

Continua após a publicidade

"Isso foi um gesto de solidariedade política. É bom, em todo momento, ensinar, ajudar, apoiar as gerações mais jovens", disse o veterano parlamentar, em referência à atitude do colega.

O voto remoto, que esteve vigente durante parte dos períodos mais graves da pandemia da Covid-19 no Chile, não foi habilitado na sessão que começou ontem em razão de o país não estar mais em estado de exceção.

Durante a longa jornada, chegou a causar preocupação a presença do deputado democrata-cristão Jorge Sabag, que apresentou mal-estar durante a tarde, o que atrasou a chegada dele à Câmara, localizada na cidade de Valparaíso.

Reta final da campanha

A acusação contra o presidente será discutida no Senado, onde é requerido quórum de dois terços, dois dias antes das eleições mais incertas da história do Chile, em que será escolhido o sucessor de Piñera, que iniciou mandato em 2018.

A investigação jornalística Pandora Papers apresentou supostas irregularidades na venda da mineradora Dominga, feita pela por uma empresa dos filhos do presidente chileno, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, a um amigo íntimo da família Piñera, apenas nove meses depois da eleição para um primeiro mandato, de 2010 a 2014.

Leia também

O presidente, que é dono de uma das maiores fortunas do Chile, argumenta que se desvinculou dos negócios através de blind trust, em 2009, e que as informações que vieram à tona já tinham sido reveladas quatro anos atrás.

"Com o que vivemos hoje, e a maneira pela qual foi preparada a acusação, improvisada, para que seja discutida poucos dias antes de uma eleição, como não entender que a política é uma atividade que tem má fama?", indagou o advogado do presidente, Jorge Gálvez, que apresentou argumentação por mais de seis horas.

O julgamento político correrá em paralelo a uma investigação aberta pelo Ministério Público chileno, por possíveis crimes tributários e pagamento de suborno, referentes ao mesmo caso revelado na investigação Pandora Papers.

Esse é o segundo processo de impeachment aberto contra Piñera, depois que, em novembro de 2019, um primeiro não avançou. Na época, eram investigadas supostas violações aos direitos humanos, na repressão contra protestos populares.

Desde que o Chile voltou a ser uma democracia, em 1990, todos os presidentes eleitos terminaram os respectivos mandatos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.