Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chile decreta alerta vermelho em Valparaíso por incêndios florestais

Autoridades lutam para evitar a repetição da tragédia que destruiu 3 mil casas na região em abril

Internacional|

As autoridades do Chile decretaram alerto vermelho nesta segunda-feira para cinco municípios da região de Valparaíso após a deflagração de vários incêndios florestais na área, a mesma que no último mês de abril passado foi cenário de uma tragédia que deixou 15 mortos, 3.000 casas destruídas e 12.000 afetados.

De acordo com a informação proporcionada pelo Escritório Nacional de Emergência (Onemi), dependente do Ministério do Interior, e pela Corporação Nacional Florestal (CONAF), em Quilpué, uma das comunas afetadas, o incêndio consumiu uma superfície de 50 hectares de pasto, matagal e árvores nativas.

Enquanto isso, na segunda área mais afetada, Villa Alemana, as chamas se mantêm em uma superfície de pelo menos 10 hectares. Segundo a última informação proporcionada pelo Onemi, "por causa deste antecedente e das condições meteorológicas presentes na zona, a intendência (governo) da região de Valparaíso mantém o alerta vermelho para essas comunas".

O fogo se encontra próximo a lugares habitados e está sendo combatido por aviões cisternas, bombeiros da região, pessoal técnico, helicópteros e caminhões, entre outros. Em abril deste ano aconteceu em Valparaíso um incêndio que em quatro dias consumiu mais de 10.000 hectares, deixou 15 mortos e 12.000 afetados.

Nessa região, o governo está implementando um plano dotado de US$ 510 milhões para reconstruir os setores afetados. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.