Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chile supera 4 milhões de pessoas vacinadas, 21% da população

País está entre os mais avançados do mundo em ritmo de vacinação, com previsão de imunizar todos os habitantes até junho

Internacional|Da EFE

Mais de 2,6 milhões de chilenos acima de 60 anos receberam pelo menos primeira dose
Mais de 2,6 milhões de chilenos acima de 60 anos receberam pelo menos primeira dose Mais de 2,6 milhões de chilenos acima de 60 anos receberam pelo menos primeira dose

O Chile ultrapassou 4 milhões de vacinados contra covid-19 na sexta-feira (5), atingindo mais de 21% da população total do país com a primeira dose, desde que a campanha de imunização em massa começou em 3 de fevereiro.

“Unidos somos capazes de mover montanhas. Hoje temos mais de 4 milhões de vacinados. Continuaremos trabalhando incansavelmente para proteger a saúde e a vida de todos. Essa grande conquista é um crédito de todos, mas a pandemia não acabou. Devemos seguir cuidando uns dos outros", escreveu o presidente do país, Sebastián Piñera, em sua conta no Twitter.

Especificamente, o Ministério da Saúde informou que 4.031.812 pessoas já receberam uma dose da vacina contra covid-19, das quais 2.608.017 são pessoas com mais de 60 anos.

“Este número é importante porque desde o início nos propusemos a vacinar os idosos, que são os mais hospitalizados e os mais letais nas unidades de tratamento intensivo”, disse o ministro da Saúde, Enrique Paris, em comunicado público.

Publicidade

A autoridade também destacou que até o momento 535.600 pessoas receberam as duas doses da vacina, completando assim o esquema de imunização contra covid-19.

“É uma cifra que nos enche de orgulho”, enfatizou o ministro, que destacou “a posição privilegiada” alcançada pelo Chile em todo o mundo no que diz respeito ao processo de vacinação, que lidera na América Latina e na qual apenas Israel, nos Emirados Árabes Unidos, o Reino Unido e os Estados Unidos superam-no globalmente.

Publicidade

“Isso reflete o trabalho dos funcionários da atenção primária e de hospitais, prefeitos e da população chilena que estão atendendo com entusiasmo para se vacinar”, disse Paris.

A campanha de vacinação desenvolvida pelas instituições de saúde chilenas tem se baseado na ampla rede de atenção primária distribuída em um território de mais de 4.200 km

Publicidade

O outro fator chave é a habilidade na negociação das vacinas, que tem servido para garantir 35 milhões de doses, sendo 10 milhões da Pfizer/BioNTech, outras 10 milhões da Sinovac e o restante da AstraZeneca, Janssen (Johnson & Johnson) e da plataforma Covax, promovida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para garantir o acesso universal à vacina.

De todas elas, 8,3 milhões de doses já chegaram ao Chile e mais 2 milhões de Sinovac chegarão na próxima segunda-feira.

O plano do governo chileno envolve imunizar toda a população em risco (cerca de 5 milhões de pessoas) no primeiro trimestre de 2021 e o restante da população-alvo (15 milhões) nos primeiros seis meses do ano.

Pandemia parece crescer

Paralelamente, o coronavírus continua adicionando infecções e ceifando vidas, e o Ministério da Saúde notificou 5.325 novos casos do covid-19 na sexta-feira, o maior número desde o estágio mais difícil da pandemia, em junho de 2020, quando os contágios chegaram a 7.000.

As autoridades consideram que este dado, que rompeu com a média de 4.000 infecções diárias registadas, responde aos efeitos das férias de verão do sul, que em fevereiro viveu o seu mês central.

Somando o relatório de hoje, o número total de pessoas com diagnóstico de covid-19 no Chile chegou a 845.450, das quais 27.317 estão em estágio ativo e 796.791 são casos recuperados.

Em relação aos óbitos, nas últimas 24 horas ocorreram 90 óbitos por causas associadas à covid-19, elevando o número total de óbitos para 20.928 em todo o país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.