Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chineses recorrem a humor e super-heróis para encarar a poluição

Internacional|

PEQUIM (Reuters) - Um motorista de Pequim liga para uma estação de rádio em pânico. A mistura de neblina e fumaça conhecida como smog está tão densa na cidade que ele acabou de atravessar cinco sinais vermelhos por não conseguir vê-los direito e quer saber o que fazer.

"Tudo bem, o smog está tão forte que ninguém veria sua placa", diz o radialista para tranquilizá-lo, repetindo uma piada que circula nas redes sociais da China.

Como grandes partes do nordeste chinês estão sofrendo com uma poluição do ar severa, os chineses estão recorrendo ao humor na internet para lidar com o fenômeno.

As restrições à vida cotidiana, como implementar um rodízio de veículos de placas pares e ímpares para reduzir à metade a quantidade de carros nas ruas, têm recebido uma atenção especial.

Publicidade

Em outra piada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, atira um relatório de inteligência com raiva na mesa querendo saber que tipo de sistema avançado de armas poderia fazer Pequim sumir da vigilância dos satélites.

Ele pergunta a uma série de super-heróis, entre eles Homem de Ferro, Batman e Hulk, o que fazer e quem pode ir até lá, mas todos abaixam a cabeça, envergonhados.

Publicidade

"Optimus Prime pode fazer isso! Ele não precisa respirar!", diz Wolverine, recomendando o robô que se transforma em caminhão da franquia de filmes "Transformers", que é imensamente popular na China.

Mas Optimus Prime responde tranquilamente: "Minha placa não pode circular hoje", referindo-se ao rodízio de veículos.

(Por Gao Liangping e Ben Blanchard)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.