Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colégios eleitorais abrem na Tunísia para as eleições presidenciais

No total, são 22 candidatos que disputam a chefia suprema do país

Internacional|

Votação tem forte esquema de segurança na Tunísia
Votação tem forte esquema de segurança na Tunísia Votação tem forte esquema de segurança na Tunísia

Os colégios eleitorais abriram neste domingo (23) na Tunísia às 8h (horário local, 5h de Brasília) para escolher o novo presidente entre os 22 candidatos que disputam a chefia suprema do país. Nas ruas da capital se observava esta manhã um tímido movimento de pessoas que iam votar, sob fortes medidas de segurança.

O Ministério da Defesa posicionou 38 mil membros das Forças Armadas pelas áreas dos colégios eleitorais de todo o país, enquanto outro número similar de reservistas permanecem nos quartéis. Todos os candidatos que concorrem às presidenciais tomaram como principal objetivo tentar tirar a vitória de Beji Caid Essebsi, veterano político cujo partido, o Nidá Tunis, ganhou de forma contundente as legislativas de outubro e que aparece em todas as pesquisas como o grande favorito.

Está previsto que os colégios fechem as 18h, com um horário reduzido em três regiões na fronteira com a Argélia submetidas a medidas excepcionais de segurança. Estas últimas regiões servem habitualmente de refúgio a grupos terroristas, por isso que há dois anos são objeto de contínuos controles e intervenções militares.

Segundo a Lei Eleitoral, a Instância Superior Independiente para as Eleições (IES) dispõe de três dias para anunciar os resultados preliminares, embora a instituição tenha afirmado que tentará publicá-los em dois dias. Além disso, o órgão tem até o dia 31 de dezembro para organizar o segundo turno.

Publicidade

Trata-se das primeiras eleições presidenciais livres e democráticas na história do país e o número de eleitores inscritos no censo eleitoral é de 5.285.625 de pessoas. O pleito se realiza após a promulgação de uma nova Constituição que põe fim à transição democrática iniciada em 2011.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.