Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confrontos em festa do quarto aniversário da revolução no Egito deixam pelo menos 16 mortos

Foi em 25 de janeiro que 2011 que começaram os protestos que depuseram Hosni Mubarak

Internacional|

Manifestações oficiais haviam sido canceladas pelo governo egípcio
Manifestações oficiais haviam sido canceladas pelo governo egípcio Manifestações oficiais haviam sido canceladas pelo governo egípcio

Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas em diferentes províncias do Egito na comemoração, neste domingo (25), do quarto aniversário da revolução que derrubou o presidente Hosni Mubarak, informou à Agência Efe um responsável do Ministério egípcio de Saúde.

O diretor de Emergências no departamento de Saúde, Khaled al-Khatib, explicou que duas pessoas morreram pela explosão de uma bomba que estavam manipulando na província de Al Beheira, no delta do Nilo. Por outro lado, o Ministério egípcio do Interior explicou em comunicado que os serviços de segurança dispersaram dois protestos de um total de 300 supostos membros dos agora ilegais Irmandade Muçulmana no distrito de Guiza, vizinho ao Cairo, onde também houve sete detenções.

Segundo a nota de Interior, durante uma dessas manifestações, que aconteceu no bairro de Al Badrashin, os participantes abriram fogo contra as forças de segurança, deixando um soldado levemente ferido. O Ministério também explicou que os agentes dispersaram outra manifestação na praça de Abdelmoneim Riad, perto da cêntrica praça de Al Tahrir, e detiveram 12 pessoas por supostamente pertencer à Irmandade.

Leia mais notícias no R7

Publicidade

Além disso, as forças de segurança intervieram no bairro de Al Matariya, nos arredores do Cairo, para dispersar outra manifestação. A fonte explicou que os participantes lançaram fogos de artifício contra a polícia, o que causou a destruição de um táxi que estava passado pelo bairro.

Por outro lado, o ministério de Interior disse que a polícia deteve uma pessoa na província de Al Qaliubiya, nos arredores do Cairo, enquanto tentava colocar uma bomba de fabricação caseira ao lado da delegacia de Abu Zaabal. Além disso, a agência estatal de notícias "Mena" informou que uma bomba de fabricação caseira explodiu em um lance da ferrovia entre Cairo e Alexandria, na altura da cidade de Barakat al Sabaa, o que causou danos que foram reparados pelas autoridades.

Publicidade

Hoje mesmo, o diretor da Autoridade Nacional de Ferrovia, Ahmed Hamed, anunciou a suspensão pela noite de "algumas linhas secundárias" por razões de segurança. Hamed explicou que desde ontem se registraram 17 casos de ataques com artefatos explosivos, incêndios e ataques com coquetéis molotov contra os ferrovias e as estações de trens.

Os festejos oficiais previstos para as celebrações do aniversário foram cancelados esta semana pelas autoridades como gesto de respeito pela morte do rei saudita, Abdullah bin Abdul Aziz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.