Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confrontos no Mali forçam deslocamento de quase 60 mil pessoas

Militantes ligados à Al Qaeda estão entrando em confronto com tropas francesas e da ONU

Internacional|

A maioria das pessoas deslocadas era da região de Timbuktu
A maioria das pessoas deslocadas era da região de Timbuktu A maioria das pessoas deslocadas era da região de Timbuktu

Confrontos no norte do Mali forçaram quase 60 mil pessoas a deixar suas casas nas últimas quatro semanas, disse uma agência da Organização das Nações Unidas nesta sexta-feira (29), um sinal da violência persistente no país, apesar de um acordo parcial ter sido assinado neste mês.

Agora, já passa de 100 mil o número de habitantes deslocados no norte do país, região que passa por tumultos desde que uma rebelião separatista liderada por tuaregues foi suplantada por militantes islâmicos melhor armados, ligados à Al Qaeda.

Forças francesas dispersaram os islamistas em 2013. Mas, desde então, os militantes se reagruparam e estão atacando tropas da França e da ONU, que também tentam patrocinar um acordo de paz entre o governo do sul do país e rebeldes que buscam autonomia para o norte.

Atentado mata cinco em restaurante na capital de Mali

Publicidade

A Acnur (agência de refugiados da ONU) disse que a maioria das pessoas deslocadas era da região de Timbuktu, que tem passado por uma série de confrontos envolvendo vários grupos armados.

Civis disseram estar deixando suas casas porque temem a violência, assim como o recrutamento forçado por parte de grupos armados, disse o Acnur.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.