Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contágios de Covid-19 em Pequim provocam testes em larga escala e temor de confinamento

Incertezas levaram muitos moradores da capital chinesa a fazer compras de emergência; em Xangai, 25 milhões de habitantes estão em confinamento

Internacional|

Pessoas fazem fila para ser testadas para a Covid-19
em Pequim
Pessoas fazem fila para ser testadas para a Covid-19 em Pequim Pessoas fazem fila para ser testadas para a Covid-19 em Pequim

O temor de um confinamento severo levou muitos moradores de Pequim a fazer compras de emergência, enquanto grandes filas eram observadas no distrito central da capital para testes de Covid-19 ordenados pelas autoridades chinesas.

Ao mesmo tempo, a China tenta conter uma onda de contágios na maior cidade do país, Xangai, onde quase 25 milhões de habitantes estão em confinamento há várias semanas.

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (25), que houve 51 mortes por Covid-19 na capital econômica do país, um recorde para a cidade.

Xangai enfrenta dificuldades para fornecer alimentos frescos às pessoas confinadas, enquanto os pacientes relatam problemas de acesso a atendimento médico para outras doenças.

Publicidade

O principal distrito do centro de Pequim, Chaoyang, com 3,5 milhões de pessoas, ordenou que moradores e pessoas que trabalham nesse setor, onde ficam os escritórios de várias multinacionais e embaixadas, façam testes. As filas para o teste de coronavírus ao redor de prédios comerciais eram longas.

"Se apenas um caso for detectado, toda esta área poderá ser afetada", disse Yao Leiming, de 25 anos, que trabalha no distrito, enquanto aguardava sua vez de fazer o teste.

Publicidade

As advertências sobre um possível foco de Covid na cidade provocaram no domingo uma corrida da população aos supermercados de Pequim em busca de produtos básicos.

Nos aplicativos de entrega, muitos produtos acabaram no domingo à noite, após o anúncio da ordem para fazer os testes, mas nesta segunda-feira os estoques foram reabastecidos.

Publicidade

Zhao, morador de Pequim, comprou várias sacolas de mantimentos, inclusive ovos e legumes, depois de ouvir a ordem para que a população faça o teste contra a Covid.

O homem, de 31 anos, afirmou que deseja ter certeza de que o filho pequeno terá alimentos suficientes se a família receber uma ordem para permanecer em casa.

"Os adultos podem sobreviver alguns dias, mas não é a mesma coisa para as crianças", comentou Zhao, que revelou apenas o sobrenome.

Wang, outra compradora em um supermercado, disse temer que as coisas fiquem como em Xangai. "As pessoas estão ansiosas... Todo mundo está pegando produtos. Temos medo de que os mantimentos acabem", disse a mulher, de 48 anos.

Confinamento

Quase 30 complexos residenciais de Pequim enfrentam atualmente alguma forma de confinamento. As academias da cidade cancelaram aulas ou suspenderam as atividades.

Pequim, com 22 milhões de habitantes, também anunciou controles severos para a entrada na cidade, que incluem a apresentação de testes negativos de Covid-19.

A poucos dias do feriado de 1º de maio, a prefeitura ordenou que as agências de viagens suspendam as excursões em grupo na capital.

Leia também

Apesar das medidas, a vida ainda é bastante normal em Pequim. Lojas, restaurantes e cinemas permanecem abertos. Mas os mercados mostraram preocupação: as Bolsas de Xangai (-5,13%), Shenzhen (-6,48%) e Hong Kong (-3,85%) registraram fortes quedas nesta segunda-feira.

Na capital houve dezenas de contágios na última semana, com 19 casos novos nesta segunda-feira, depois das advertências de que o vírus tinha circulado por vários dias na cidade sem ser detectado.

Mas os números de Pequim são insignificantes quando comparados com os de Xangai, que registrou mais de meio milhão de contágios desde 1º de março e tenta conter o maior surto do vírus em dois anos com a política de "Covid zero", que inclui confinamentos severos, testes em larga escala e restrição de viagens.

As autoridades consideram que a estratégia ajudou a China a evitar os grandes colapsos do sistema de saúde observados em outros países durante a crise, mas ao mesmo tempo as consequências afetaram com força as empresas e os moradores.

Os termos "duro confinamento" foram muitos usados nas redes sociais chinesas durante o fim de semana, depois que foram divulgadas imagens de Xangai que mostravam autoridades fechando a entrada de edifícios com chapas de metal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.