Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte dispara 'míssil balístico não identificado', afirma Exército sul-coreano

País governado por Kim Jong-un intensificou as atividades militares e chegou muito perto de atingir o país vizinho nesta semana 

Internacional|Do R7, com AFP

Coreia do Norte faz novos lançamentos de mísseis balísticos, e Coreia do Sul reage com manobras militares
Coreia do Norte faz novos lançamentos de mísseis balísticos, e Coreia do Sul reage com manobras militares Coreia do Norte faz novos lançamentos de mísseis balísticos, e Coreia do Sul reage com manobras militares

A Coreia do Norte disparou um "míssil balístico não identificado", informou o Exército sul-coreano nesta quinta-feira (3), horas depois que a Coreia do Sul anunciou que vai prolongar os exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos diante das provocações de Pyongyang.

"A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado", disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. O disparo foi precedido por outros lançamentos nesta quinta-feira (3), incluindo o de um míssil balístico intercontinental, que Seul afirma ter falhado.

O país governado por Kim Jong-un realiza testes balísticos frequentes desde janeiro deste ano, o que fez aumentar a tensão na região. Na última quarta-feira (2), pelo menos 23 mísseis foram disparados, e um deles atingiu, pela primeira vez, uma região próxima das águas territoriais da Coreia do Sul.

Leia também

O Exército de Seul afirmou que o míssil caiu no mar a apenas 57 quilômetros do continente sul-coreano e descreveu o lançamento como "altamente incomum e intolerável".

Publicidade

A situação inédita foi classificada pelo presidente Yoon Suk-yeol como "uma invasão territorial".

Pyongyang também fez cem disparos de artilharia, o que foi interpretado por especialistas como uma resposta "agressiva e ameaçadora" aos exercícios militares realizados pela Coreia do Sul em conjunto com os Estados Unidos. 

Publicidade

Medo no Japão

A NHK, emissora de televisão pública do Japão, chegou a interromper a programação na quarta-feira e pediu à população que não saísse de casa, depois que um míssil supostamente lançado pela Coreia do Norte sobrevoou o país e caiu no Pacífico.

O gabinete do primeiro-ministro Fumio Kishida afirmou que o projétil passou sobre o arquipélago por volta das 7h48 (horário local).

Publicidade

Em seguida, o ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, foi à imprensa para explicar que o míssil, na verdade, não voou sobre o território do país, mas tinha potencial de atingir a região norte da ilha.

"Foi detectado que o míssil tinha potencial para sobrevoar o arquipélago japonês, então o alerta foi lançado", disse Hamada. "Depois de termos analisado as informações, confirmamos que o míssil não atravessou o arquipélago japonês, mas desapareceu no mar do Japão", acrescentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.