Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte dispara novo míssil balístico no mar do Japão

O lançamento ocorreu logo após o teste de um 'motor de combustível sólido de alto impulso' para o 'desenvolvimento de um novo tipo de arma estratégica'

Internacional|

Coreia do Norte construiu um arsenal de mísseis balísticos intercontinentais
Coreia do Norte construiu um arsenal de mísseis balísticos intercontinentais Coreia do Norte construiu um arsenal de mísseis balísticos intercontinentais

A Coreia do Norte disparou doismísseis balísticos não identificados, neste domingo (18), no mar do Japão. O lançamento acontece dias depois de Pyongyang ter anunciado o teste bem-sucedido de um motor de combustível sólido para um novo sistema militar, informaram os militares sul-coreanos.

"A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado" no mar do Japão, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. A ação ocorre depois que Pyongyang anunciou o desenvolvimento de um "motor de combustível sólido de alto impulso" que a mídia estatal chamou de um teste importante "para o desenvolvimento de um novo tipo de arma estratégica".

Apesar das duras sanções internacionais contra seu programa de guerra, a Coreia do Norte construiu um arsenal de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês).

Todos os seus ICBMs conhecidos até agora usam combustível líquido, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, fez do desenvolvimento de motores de combustível sólido uma prioridade estratégica para mísseis mais avançados.

Publicidade

Kim disse no início deste ano que deseja que a Coreia do Norte tenha a força nuclear mais poderosa do mundo e que seu status de país nuclear é "irreversível". Embora o teste recente do motor demonstre esse objetivo, não ficou claro até que ponto Pyongyang progrediu no desenvolvimento de um míssil de combustível sólido, segundo analistas.

A Coreia do Norte realizou um número sem precedentes de testes de armas neste ano, incluindo o disparo de seu ICBM mais avançado. Washington e Seul alertaram que esse poderia ser o prelúdio para o sétimo teste nuclear na história da Coreia do Norte.

Publicidade

Os mísseis percorreram cerca de 500 km e atingiram uma altitude máxima de 550 km, segundo o Ministério da Defesa do Japão. "É uma ameaça à paz e à segurança de nosso país, desta região e da comunidade internacional, e é absolutamente inaceitável", denunciou o vice-ministro da Defesa japonês, Toshiro Ino.

As tensões na península coreana aumentaram neste ano com uma onda sem precedentes de testes de armas pelo Norte, que inclui o lançamento, em novembro, de seu mais avançado míssil balístico intercontinental.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.