Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte dispara rajada de mísseis balísticos de curto alcance

Teste ocorre um dia após a Coreia do Sul e os Estados Unidos terem encerrado exercícios militares conjuntos

Internacional|

Coreia do Sul disse que pelo menos oito mísseis foram disparados
Coreia do Sul disse que pelo menos oito mísseis foram disparados Coreia do Sul disse que pelo menos oito mísseis foram disparados

A Coreia do Norte disparou mísseis balísticos de curto alcance em direção ao mar ao longo de sua costa neste domingo (5), provavelmente seu maior teste, um dia após a Coreia do Sul e os Estados Unidos terem encerrado exercícios militares conjuntos.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse que pelo menos oito mísseis foram disparados da área de Sunan, na capital norte-coreana, Pyongyang, e voaram entre 110 km e 600 km em altitudes entre 25 km e 90 km. Em resposta, a Força de Autodefesa do Japão declarou que o país e os EUA fizeram um exercício militar conjunto. 

Já a Coreia do Sul convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, com o presidente Yoon Suk-yeol ordenando "ampliação da força de dissuasão da Coreia do Sul e dos Estados Unidos e reforço contínuo da postura de defesa unida".

A reunião concluiu que o lançamento de mísseis foi um "teste e desafio" da Coreia do Norte à prontidão de segurança do novo governo sul-coreano, que assumiu no mês passado, disse o gabinete do presidente em comunicado.

Publicidade

Mais cedo neste domingo, o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, afirmou que o Norte lançou vários mísseis e que a atitude "não pode ser tolerada". Ele disse que pelo menos um míssil tinha trajetória variável, o que mostra que poderia manobrar para escapar das defesas antimísseis.

Para o Comando Indo-Pacífico dos EUA, os múltiplos lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte destacaram o impacto desestabilizador de seu programa de armas ilícitas, mas o evento não representa uma ameaça imediata.

Publicidade

O lançamento ocorreu durante uma visita a Seul de Sung Kim, enviado dos EUA. Ele se encontrou com seus colegas sul-coreanos e japoneses na sexta-feira (3) para se preparar para "contingências" em meio a sinais de que a Coreia do Norte estava se preparando para realizar um teste nuclear pela primeira vez desde 2017.

Washington deixou claro a Pyongyang estar aberta à diplomacia, disse Kim, observando disposição de discutir itens de interesse de Pyongyang, como o alívio de sanções. Nas últimas semanas, a Coreia do Norte testou vários mísseis, incluindo seu maior míssil balístico intercontinental.

Na semana passada, os EUA pediram mais sanções da ONU contra a Coreia do Norte por causa de seus lançamentos de mísseis balísticos, mas China e Rússia vetaram a sugestão, dividindo o Conselho de Segurança da ONU sobre a Coreia do Norte pela primeira vez desde que começou a puni-la em 2006, quando a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.