Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte movimenta 50 submarinos militares enquanto negocia com o Sul

Negociadores tentam chegar em um acordo neste domingo (23)

Internacional|

Forças norte-coreanas estão em alerta na fronteira com o Sul
Forças norte-coreanas estão em alerta na fronteira com o Sul Forças norte-coreanas estão em alerta na fronteira com o Sul

A Coreia do Norte movimentou mais de 50 submarinos militares, garantiu neste domingo (23) um oficial militar da Coreia do Sul, enquanto representantes de ambos países tentam negociar soluções para seu maior período de tensão em anos.

"70% dos submarinos da Coreia do Norte — cujo número total se estima em 70 — partiram de suas bases sem que se possa confirmar sua localização", afirmou um funcionário das forças armadas sul-coreanas à agência local Yonhap.

A fonte também assegurou que o regime norte-coreano de Kim Jong-un duplicou o número de tropas de artilharia na fronteira e estas se encontram preparadas para o combate.

Kim Jong Un declara 'estado de quase guerra' com Coreia do Sul

Publicidade

Por sua vez, Seul ordenou hoje a volta antes do previsto de seis de seus aviões de combate que estavam participando do exercício Red Flag, no Alasca, cujo objetivo é formar os pilotos dos Estados Unidos, da Otan e de outras nações aliadas para situações reais de combate.

Os F-16 tinham seu retorno inicialmente programado para o final da próxima semana. As duas Coreias se viram envolvidas em um grave episódio de tensão militar desde quinta-feira, dia em que Norte e Sul trocaram disparos de artilharia na fronteira.

Publicidade
A TV estatal norte-coreana frequentemente exibe os submarinos militares do país
A TV estatal norte-coreana frequentemente exibe os submarinos militares do país A TV estatal norte-coreana frequentemente exibe os submarinos militares do país

Após o fato Pyongyang lançou várias ameaças a Seul, e ambas partes mantêm preparadas suas tropas e equipes militares para um possível combate.

Em plena tensão, altos funcionários de ambos governos realizaram ontem uma reunião na Aldeia da Trégua de Panmunjom para tentar buscar uma solução à crise.

Após não chegar a um acordo nesta madrugada, a reunião foi retomada neste domingo (23). Norte e Sul permanecem tecnicamente enfrentados desde a Guerra da Coreia (1950-53), que finalizou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.