Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte teria parado desmonte de local de testes

Relatório informou que houve progressos na demolição do estande, de julho até início de agosto, mas componentes continuavam no chão

Internacional|

Kim Jong-un realizou reunião com Trump em junho
Kim Jong-un realizou reunião com Trump em junho Kim Jong-un realizou reunião com Trump em junho

Imagens de satélites da semana passada indicam que a Coreia do Norte parou com as atividades para desmontar uma instalação de testes de motores de mísseis na primeira metade de agosto, apesar de uma promessa em uma cúpula em junho ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relatou nesta quarta-feira um centro de pesquisas sediado em Washington.

Leia também

O projeto 38 North informou que imagens de satélites comerciais da Estação de Lançamento de Satélites de Sohae tiradas em 16 de agosto não indicam “atividades significativas de desmantelamento” no estande de testes de motores ou na plataforma de lançamento da estação desde 3 de agosto.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse no mês passado que relatos de que a Coreia do Norte havia começado a desmantelar instalações em Sohae eram consistentes com um comprometimento que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, fez em cúpula com Trump em Cingapura em 12 de junho.

O relatório do 38 North informou que progressos significativos na demolição do estande de testes foram feitos de julho até início de agosto, mas acrescentou: “Os componentes removidos anteriormente permanecem empilhados no chão”.

Continua após a publicidade

O relatório informou que atividades para derrubar uma construção de transferência/processamento montada em trilhos na plataforma de lançamento aparentavam ter sido paradas e que não é certo se atividades que haviam ocorrido em torno disto eram associadas com desmonte ou com modificação da estrutura.

O relatório do 38 North vem em um momento de amplas dúvidas sobre a boa vontade da Coreia do Norte em cumprir exigências norte-americanas para que abandone suas armas nucleares.

Continua após a publicidade

Não houve comentário imediato da Casa Branca.

O órgão de monitoramento nuclear da Organização das Nações Unidas, a Agência Internacional de Energia Atômica, informou em relatório na segunda-feira que não encontrou quaisquer indícios de que a Coreia do Norte havia pausado suas atividades nucleares.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.