Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte torna política de armas nucleares 'irreversível'

Nova lei proíbe negociações com outros países que visem a desnuclearização do pequeno país asiático

Internacional|

Assembleia Popular Suprema aprovou projeto de lei sobre status nuclear
Assembleia Popular Suprema aprovou projeto de lei sobre status nuclear Assembleia Popular Suprema aprovou projeto de lei sobre status nuclear

A imprensa estatal norte-coreana informou nesta quinta-feira (8) que a Coreia do Norte aprovou uma lei que consagra oficialmente as políticas de armas nucleares, uma medida que, segundo o líder Kim Jong Un, torna o status nuclear "irreversível" e impede qualquer negociação sobre a desnuclearização.

A medida ocorre enquanto observadores dizem que a Coreia do Norte parece estar se preparando para retomar os testes nucleares pela primeira vez desde 2017, depois que cúpulas históricas com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e outros líderes mundiais em 2018 não conseguiram convencer Kim a abandonar o desenvolvimento de armas.

O parlamento norte-coreano, a Assembleia Popular Suprema, aprovou o projeto na quinta-feira, segundo a agência de notícias estatal KCNA. A lei define quando as armas nucleares poderão ser usadas, inclusive para a proteção dos ativos estratégicos do país, e caso ele seja atacado.

A lei também proíbe qualquer compartilhamento de armas nucleares ou tecnologia com outros países, informou a KCNA.

Publicidade

"O maior significado de legislar a política de armas nucleares é traçar uma linha irreversível para que não haja barganha sobre nossas armas nucleares", disse Kim em um discurso na Assembleia Popular Suprema.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, se ofereceu para conversar com Kim a qualquer momento, em qualquer lugar, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, disse que o país forneceria uma imensa ajuda econômica se Pyongyang começasse a desistir do arsenal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.