Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte: vermes no corpo de desertor expõem saúde precária 

Parasita de 30 cm foi encontrado no estômago de soldado que conseguiu fugir

Internacional|

Soldado norte-coreano fugiu na última segunda-feira (13)
Soldado norte-coreano fugiu na última segunda-feira (13) Soldado norte-coreano fugiu na última segunda-feira (13)

Vermes encontrados em um soldado da Coreia do Norte gravemente ferido durante uma deserção desesperada para a Coreia do Sul destacam problemas de nutrição e higiene que especialistas afirmam afligir há décadas o país isolado.

Em uma apresentação na última quarta-feira (15), o cirurgião Lee Cook-jong mostrou fotos que exibem dezenas de vermes cor de pele — incluindo um de 27 centímetros de comprimento — removidos do trato digestivo do soldado durante uma série de cirurgias para salvar sua vida.

"Em minha carreira de 20 anos como cirurgião, eu só vi algo assim em um livro", disse Lee.

Os vermes, junto com grãos de milho em seu estômago, podem confirmar o que muitos especialistas e desertores anteriores descreveram sobre a situação alimentar e de higiene para muitos norte-coreanos. 

Publicidade

Leia também

"Ainda que não tenhamos dados sólidos mostrando as condições de saúde da Coreia do Norte, especialistas médicos assumem que os problemas de infecção de vermes e sérias questões de saúde têm predominado no país", disse Choi Min-Ho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Seul, especialistas em parasitas.

A condição do soldado "não era surpreendente considerando os problemas de higiene e vermes da Coreia do Norte", disse.

Publicidade

O soldado foi levado de helicóptero a um hospital na segunda-feira, após sua fuga dramática para a Coreia do Sul, enquanto balas eram disparadas em sua direção por soldados norte-coreanos.

Acredita-se que ele seja um sargento do Exército em seus 20 anos, estacionado na Área de Segurança Conjunta das Nações Unidas em Panmunjom, de acordo com Kim Byung-kee, parlamentar do partido governista sul-coreano, que foi informado pelo Serviço Nacional de Inteligência.

Publicidade

A Coreia do Norte não comentou a deserção. 

Enquanto os conteúdos no estômago do soldado não refletem necessariamente a população como um todo, seu status de soldado — tarefa de elite — indicaria que ele seria, pelo menos, bem nutrido como um norte-coreano médio.

Ele levou tiros em suas nádegas, axilas, ombro e joelho, entre outras feridas, de acordo com o hospital onde o soldado está sendo tratado.

Vermes também já foram algo comum na Coreia do Sul de 40 a 50 anos atrás, disse Lee durante sua apresentação, mas todos desapareceram com a melhora das condições econômicas do país.

Em 2014, o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong Un, pediu pessoalmente que agricultores usassem fezes humanas junto com resíduos animais e compostos orgânicos para fertilizar as terras. A falta de gado torna difícil encontrar outros resíduos animais para adubar o solo — mistura que ficou conhecida como "solo noturno". 

Lee acrescentou que os norte-coreanos têm a visão do solo noturno como o "melhor fertilizante da Coreia do Norte", apesar do risco de vermes e parasitas. "Os vegetais que crescem nele são considerados mais deliciosos que outros", disse Lee.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.